domingo, 2 de outubro de 2016

Palma Miúda Doce ou Nopal ( Nopalea cochenillifera )

PALMA MIÚDA DOCE ou NOPAL

( Nopalea cochenillifera )


A Palma miúda doce é um cacto arbustivo ou arborescente, que chega a 4 metros de altura no máximo. Produz lindas flores vermelhas em grande quantidade, que depois dão origem a pequenos frutos amarelos.

Planta nativa do México. No Brasil é cultivado principalmente como planta ornamental, sendo utilizada no paisagismo como arbusto isolado ou arvoretas. Também pode ser usado em cerca-vivas ou cultivado em vasos.

Em seu país de origem, seus frutos são consumidos após cozimento, e suas palmas são amplamente utilizadas na culinária, em refogados, sopas, sucos entre outras formas.

Atenção: Para consumir as palmas antes de tudo, é necessário raspar os pequenos espinhos, para assim utiliza-las. E no caso dos frutos, devem ser escovados, para também eliminar os espinhos presentes.

A palma miúda doce é considerada uma planta alimentícia não convencional (PANC), saiba muito mais sobre ela e suas formas de consumo, e sobre muitas outras espécies alimentícias não convencionais, no excelente livro do Instituto Plantarum, clique aqui.

Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos

Detalhe da flor vermelha

Planta carregada de frutos e flores

Detalhe da planta adulta





Nenhum comentário:

Postar um comentário