sábado, 12 de novembro de 2016

Maracujá Vermelho ou Poranga ( Passiflora coccinea )

MARACUJÁ VERMELHO ou PORANGA

( Passiflora coccinea )


Nativo da Floresta Amazônica, o Maracujá de Flores Vermelhas ou Maracujá Poranga, é uma planta trepadeira de grande efeito ornamental, devia as suas belas flores, que florescem em grande quantidade quase o ano todo.

Ideal para ser plantado junto a cercas, pérgolas ou alambrados.Produz pequenos frutos, com casca que se assemelha a uma melancia, muito ornamentais. Seus frutos podem ser consumidos in-natura ou sucos.

Planta de fácil cultivo, deve ser poda esporadicamente para estimular novas brotações. Deve ser plantada a pleno sol ou meia sombra. Gosta de solos férteis e úmidos, porém com boa drenagem.

Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:



Detalhe dos frutos, flores e folhas

Detalhe dos frutos

Detalhe da flor

Detalhe dos frutos

O Maracujá Poranga ( Passiflora coccinea ) faz parte da cultura e folclore da região Amazônica.


Leticia Pardo a melhor Cunhã Poranga 2016

Durante o Concurso de Noivos de Quadrilha Junina a Federon vai promover a entrega da premiação aos campeões da 35ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbá – Arraial Flor do Maracujá. Além dos troféus de 1º, 2º e 3º lugar que serão entregues aos grupos mirins e adultos, os itens melhores colocados em suas apresentações deste ano, também receberão seus troféus. Por exemplo: o bumbá Corre Campo leva o troféu de melhor: Boi (confecção), Amo, Levantador de Toada, Apresentador, Toada Letra e Música, Batucada, Sinhazinha da Fazenda, Rainha do Folclore, Cunhã Poranga e Pajé.

Um comentário: