segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Princesinha de Copacabana ( Eugenia copacabanensis )

PRINCESINHA de COPACABANA

( Eugenia copacabanensis ) - RNC 23973


Arbusto ou pequena arvoreta nativa da restinga dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Seu principal nome comum foi dado devido a esta pequena fruta ser encontrada abundantemente no passado na vegetação nativa da Praia de Copacabana no Rio de Janeiro.

Infelizmente, com a urbanização intensa que esta área sofreu no século XX, praticamente não sobraram plantas da vegetação nativa, e uma das plantas extintas da região foi a incrível Princesinha de Copacabana. (Saiba mais sobre esta fruta, clique aqui)

Produz pequenos frutos alaranjados em formato de pera, de sabor doce agradável. Frutifica várias vezes no ano, sendo com maior intensidade de Outubro a Dezembro.

Planta muito ornamental, ótimo para ser cultivada em jardins, pomares ou até mesmo em vasos, desde que seja feito manejo adequado. Por atingir no máximo 6 metros de altura, pode ser utilizada também na arborização urbana.

Deve ser plantada a pleno sol ou meia sombra. Aprecia solos férteis, porém também aceita solos arenosos. Gosta de umidade constante, porém com boa drenagem.

Mudas desta fruta são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:



Detalhe dos frutos

Detalhe do fruto cortado

Detalhe dos frutos

Dimensões dos frutos em centímetros


Detalhe frutos maduros (laranja) e de  vez (amarelo).



Nenhum comentário:

Postar um comentário