quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Cambuci ( Campomanesia phaea )

CAMBUCI

( Campomanesia phaea )


Nativa da Mata Atlântica, o Cambuci quase entrou em extinção devido a excelente qualidade de sua madeira ou a expansão urbana, nas regiões onde se encontrava em estado nativo. Existe uma variação muito rara de cor amarela, da qual também comercializamos mudas.

Produz lindos frutos de aparência exótica, sendo que as crianças a chamam de fruta "disco voador". Seu sabor é ácido, porém agradável. Ótimo para consumo in-natura, sucos, sorvetes, licores e caipirinhas. Frutifica nos meses de Janeiro a Março.

Árvore de pequeno porte, chega a altura de no máximo 7 metros de altura. Planta muito ornamental, excelente para uso no paisagismo. Também é uma frutífera indispensável em qualquer pomar de frutas exóticas. Com manejo adequado, pode ser cultivada em vasos grandes e frutificar.

De fácil cultivo, gosta de solos férteis com umidade constante, porém com boa drenagem. Deve ser plantada a pleno sol ou meia sombra. Inicia a frutificar em 2 a 3 anos, após o plantio das mudas.

Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos

Dimensões dos frutos


Detalhe dos frutos

Detalhe dos frutos e folhas

Molho de Cambuci

Reportagem sobre plantio comercial do Cambucí em São Miguel Arcanjo-SP
Clique aqui para ver a reportagem e vídeo.


2 comentários:

  1. BOA NOITE.. DÁ FRUTOS EM VASOS DE PLANTAS? QUANTOS LITROS O VASO TEM QUE TER PRA FRUTIFICAR?
    QUAIS FRUTAS EXOTICAS QUE DÃO EM VASOS? ABRAÇOS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tentei planta em vaso e fazendo sua poda, não é que não deu certo, o cambuci pareceu não desenvolver direito mesmo em vaso de 200L, ele até pode se desenvolver mas demora muito, o dobro do que se plantado no chão, eu acabei tirando minha muda do vaso e colocando no chão e desenvolveu muito bem, mas ainda não tenho frutos

      Excluir