sexta-feira, 17 de março de 2017

Jabuticaba Paulista ( Plinia cauliflora )

JABUTICABA PAULISTA 

( Plinia cauliflora ) - RNC 25279


Jabuticabeira nativa da região de Limeira-SP, bem como de outras regiões do Estado de São Paulo, a Jabuticaba Paulista era muito comum de ser encontrada nas antigas propriedades rurais paulistas. Infelizmente com o desmatamento e expansões urbanas, acabou ficando muito difícil de ser encontrada, quase extinta.

Sem sombra de dúvida, umas das melhores jabuticabas em sabor, se não a melhor, produz belos frutos graúdos doces, que podem ser consumidos in-natura, ou em sucos, geleias, licores, compotas, doces e sorvetes. É uma das variedades onde os frutos mais se conservam após colhidos.

Árvore de copa estreita e alta, chega até 7 metros de altura. Possui lindo tronco de cor clara, e suas folhas são estreitas e compridas, planta muito ornamental. Frutifica em grande quantidade nos meses de setembro a dezembro, porém pode ocorrer outras safras durante o ano.

Excelente variedade de jabuticabeira para ser utilizada em reflorestamentos de áreas degradadas do Estado de São Paulo. Também é uma boa opção para se ter em pomares ou jardins.

Seu crescimento um pouco mais lento que as demais jabuticabeiras, por isso é aconselhável sempre que possível plantar mudas maiores. Deve ser plantada a pleno sol ou meia sombra, gostando de solos férteis e úmidos, com boa profundidade, para melhor desenvolvimento das raízes.

São comercializadas pela Ciprest mudas desta variedade, oriundas de uma seleção de Jabuticabas Paulistas encontrada na região de Limeira-SP, onde os frutos são mais doces. www.ciprest.com.br


Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos

Detalhe dos frutos cortados

Detalhe dos frutos


Detalhe dos frutos

Detalhe dos frutos

Detalhe dos frutos

Tamanho dos frutos

Tamanho dos frutos


Tamanho dos frutos em centímetros

Uma Jabuticaba Paulista nativa sobrevivente em Limeira-SP

Detalhe do belo tronco

Detalhe dos frutos e folhas



Nenhum comentário:

Postar um comentário