sábado, 29 de julho de 2017

Manga Extrema ou Formiga ( Mangifera indica )

MANGA EXTREMA ou FORMIGA

( Mangifera indica )


Uma das variedades de manga mais antigas selecionadas no Brasil, produz frutos de tamanho grande, com formato achatado, de sabor único e muito aromática. Sendo considerado por muitos a melhor manga para consumo in-natura. Produz frutos grandes em grande quantidade, de polpa doce e sem fibras. Ótimos para consumo in-natura, sucos, doces e compotas.

Planta de rápido crescimento e belo formato de copa, com porte médio. Mudas enxertadas podem ser cultivadas em vasos. De fácil cultivo, deve ser plantada a pleno sol.

Mudas enxertadas desta espécie são comercializadas sazonalmente pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe do fruto cortado

Frutos de Manga Extrema ou Formiga

Detalhe dos frutos

Detalhe dos frutos





7 comentários:

  1. Parece ser grande e pergunto é melhor que a Kent?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a kent é muito doce, sem nada de acidez, chega ser um pouco enjoativa. Esta é muito doce com acidez equilibrada, considero uma das mais saborosas.
      Tem de ser colhida vingada ou madura, não aceitando amadurecimento forçado.

      Excluir
  2. A melhor manga que já comi... no sítio do meu irmão tem um pé maravilhoso... mas está sendo destruído por cupins e ele não está conseguindo eliminar

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Alguém sabe qual é essa das fotos? O meu vizinho disse que é a Coração de Boi, mas não tem nada a ver com a que está neste site, no qual também é chamada de Maçã. Segundo ele, em 2018 ela deu frutos mais cedo e, por isso, um pouco menores (os que ele me deu giram entre pouco menos de 400 g a 550 - o maior). No blog da Ciprest, fiquei em dúvida se essa é Extrema / Formiga, Extreminha ou Itamaracá. A polpa da que comi era bem alaranjada e não tinha fiapos, só no caroço.

    https://i.imgur.com/nKPpC0S.jpg
    https://i.imgur.com/Bg0JEre.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As duas fotos são de manga extrema mesmo. Algumas pessoas a chamam de manga maçã, devido ao formato que lembra maçã. Porém o ideal é colher os frutos de vez, mais amarelados, como uma das frutas da foto. Quando colhidos meio verdes e amadurecimento acaba não sendo muito bom, deixando o fruto mais ácido.

      Excluir
    2. Obrigado, Edilson. Esqueci de comentar que quanto mais alaranjada, melhor fica o sabor, muito superior às comerciais. Acho que ele não colheu nenhuma porque o pé é gigantesco e as frutas simplesmente vão caindo.

      Infelizmente, quase todas que vieram depois estavam com partes podres, aparentemente atacadas pela mosca-da-fruta. As da foto estavam perfeitas, mas abrindo um caroço, encontrei uma larva. Enfim, agora é tentar ajudá-lo a solucionar esse problema para 2019. Ele também tem uma Rosa bem ao lado, e parece que o problema começou nela.

      Excluir