sábado, 29 de julho de 2017

Manga Extrema ou Formiga ( Mangifera indica )

MANGA EXTREMA ou FORMIGA

( Mangifera indica )


Uma das variedades de manga mais antigas selecionadas no Brasil, produz frutos de tamanho grande, com formato achatado, de sabor único e muito aromática. Sendo considerado por muitos a melhor manga para consumo in-natura. Produz frutos grandes em grande quantidade, de polpa doce e sem fibras. Ótimos para consumo in-natura, sucos, doces e compotas.

Planta de rápido crescimento e belo formato de copa, com porte médio. Mudas enxertadas podem ser cultivadas em vasos. De fácil cultivo, deve ser plantada a pleno sol.

Mudas enxertadas desta espécie são comercializadas sazonalmente pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe do fruto cortado

Frutos de Manga Extrema ou Formiga

Detalhe dos frutos

Detalhe dos frutos





22 comentários:

  1. Parece ser grande e pergunto é melhor que a Kent?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a kent é muito doce, sem nada de acidez, chega ser um pouco enjoativa. Esta é muito doce com acidez equilibrada, considero uma das mais saborosas.
      Tem de ser colhida vingada ou madura, não aceitando amadurecimento forçado.

      Excluir
  2. A melhor manga que já comi... no sítio do meu irmão tem um pé maravilhoso... mas está sendo destruído por cupins e ele não está conseguindo eliminar

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Alguém sabe qual é essa das fotos? O meu vizinho disse que é a Coração de Boi, mas não tem nada a ver com a que está neste site, no qual também é chamada de Maçã. Segundo ele, em 2018 ela deu frutos mais cedo e, por isso, um pouco menores (os que ele me deu giram entre pouco menos de 400 g a 550 - o maior). No blog da Ciprest, fiquei em dúvida se essa é Extrema / Formiga, Extreminha ou Itamaracá. A polpa da que comi era bem alaranjada e não tinha fiapos, só no caroço.

    https://i.imgur.com/nKPpC0S.jpg
    https://i.imgur.com/Bg0JEre.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As duas fotos são de manga extrema mesmo. Algumas pessoas a chamam de manga maçã, devido ao formato que lembra maçã. Porém o ideal é colher os frutos de vez, mais amarelados, como uma das frutas da foto. Quando colhidos meio verdes e amadurecimento acaba não sendo muito bom, deixando o fruto mais ácido.

      Excluir
    2. Obrigado, Edilson. Esqueci de comentar que quanto mais alaranjada, melhor fica o sabor, muito superior às comerciais. Acho que ele não colheu nenhuma porque o pé é gigantesco e as frutas simplesmente vão caindo.

      Infelizmente, quase todas que vieram depois estavam com partes podres, aparentemente atacadas pela mosca-da-fruta. As da foto estavam perfeitas, mas abrindo um caroço, encontrei uma larva. Enfim, agora é tentar ajudá-lo a solucionar esse problema para 2019. Ele também tem uma Rosa bem ao lado, e parece que o problema começou nela.

      Excluir
  5. GOSTO MUITO DESSA MANGA MEU PAI TINHA NO SITIO. ONDE POSSO ENCONTRAR O FRUTO?? NUNCA VI EM SUPERMERCADO, QUERO MUITO ESSA MANGA....SOU DO PARANA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roseli Fernandes: Temos incentivado plantio comercial desta e de outras variedades antigas e muito saborosas, espécies que com certeza fazem sucesso comercial , especialmente em pequenas produções vendidas na região.
      Hoje ainda é difícil encontrar no comércio, porém acredito que nos próximos anos seja mais comum.

      Excluir
    2. Olá Roseli. Vai ser muito difícil encontrar para comprar. Tenho um pé em meu pomar. Posso de dar algumas :) próximo ao tempo natalino. Fica a 10km de Maringá.

      Excluir
  6. Eu conheço esta manga por itamaracá, tinha um pé na minha casa quando criança, muito boa docinha, ela dá de penca, e é dificil encontra-la esmo, só quem tem o pé em casa, adoro,é a manga que mais gosto esta e sabina.

    ResponderExcluir
  7. A rainha das mangas. Tenho um pé no meu pomar. Nunca provei nenhuma melhor em aroma, sabor e textura. Tem caroço pequeno e muita polpa. Ela não é muito perecível. Se eu fosse fazendeiro ia produzir em grande escala e abastecer os supermercados. Não seria fácil produzir a ponto de atender toda a demanda que ela teria.

    ResponderExcluir
  8. É isso mesmo Fred: só tem fiapos bem perto do caroço e lá permanecem e não saem com a polpa que é comida. Saborosa demais essa manga. A melhor de todas, pelo meu gosto. E quando o assunto é fruta, sou como os passarinhos, só vou nas melhores :) :)

    ResponderExcluir
  9. Há tantos anos pensei em pesquisar na web o nome dessa manga, que tenho um pé em pomar que era de meu pai e agora é meu. Ele dizia que quem lhe deu a muda a conhecia como manga maçã... e agora pude não só saber o nome mais sugestivo (Itamaracá, que inclusive há uma lenda para essa manga com esse nome) como também o nome Manga Maçã, entre outros, conforme comentou o Edilson Giacon.

    ResponderExcluir
  10. Preciso de uma muda dessa manga. Tive que cortar um pé produzindo . Foi dolorido. E muito ,mas muito boa essa manga.

    ResponderExcluir
  11. Essa manga e a mesma que a manga manteiga?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também conheço por manga manteiga, tem vários pés no sítio do meu pai. Para mim é a melhor manga que existe.

      Excluir
  12. Tenho um pezinho em casa, não conhecia até mudar pra cá. Tenho tentado todas as técnicas para a propagação, enxertia, alporquia, estaquia e encostia, mas até agora só vingou as sementes que serão muitos demoradas para produzir. Outra coisa, ela tem um cheiro muito peculiar, não há outra tão cheirosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei a itamaracá dos irmãos giacon, mas atraves do thiago supino, nunca provei, mas meus avós já e dizem sempre a mesma coisa, a melhor manga que eles já comeram na vida, aí eu me pergunto, pq esta manga não ganha o mercado e é tão desconhecida de todos? Preferem aquelas tranqueiras avermelhadas que tem pouco sabor e pouco doce apenas pq é mais bonitinha? Pq a itamaracá e a extrema realmente são feias, mas são o patinho feio das mangas né.

      Excluir
    2. Concordo plenamente, inclusive se fosse incentivado o cultivo comercial, provavelmente teriam aspecto bem apresentável no mercado. Esse mês consegui finalmente enraizar um alporque e no vaso já deu os primeiros brotos, muito feliz aqui.

      Excluir
  13. Eu quero uma muda dessa, moro em Goiânia. Como faço?

    ResponderExcluir
  14. Amoooooo essa manga,na minha região de Minas Gerais,conhecida como manga carlota!!

    ResponderExcluir