quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Clerodendro Roxo Cotonete ( Clerodendrum quadriloculare )

CLERODENDRO ROXO COTONETE

( Clerodendrum quadriloculare )(RNC Solicitado ao Mapa Brasília por Edilson Giacon em 16/01/2018 , protocolo DV871939098BR concedido em 26/04/2018.)


Também conhecido como Chuva de Fogo, o Clerodendro Roxo Cotonete é uma planta arbustiva nativa da Filipinas, que produz linda florada tubular branca, que quando ainda estão fechadas, lembra cotonetes. Floresce com maior enfase no final do inverno e começo da primavera, atraindo borboletas e beija flores.

Sua folhagem muito ornamental, é verde escura na parte superior e roxa na parte inferior, sendo uma planta de grande destaque mesmo no período que não há florada. Pode ser cultivada como arbusto ou arvoreta, sendo uma boa opção para arborização urbana. Também pode ser cultivada em vasos. Não passa de 4 metros de altura.

Planta rústica, deve ser plantada a pleno sol ou meia sombra. Gosta de solos férteis e úmidos, com boa drenagem. Aceita maresia. Caso sofra inverno rigoroso, esta espécie perde parte das folhas, porém rebrota com vigor na primavera. Se necessário, pode ser podada logo após o fim da florada.

Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe das flores abertas

Detalhe das flores fechadas, lembrando cotonetes

Detalhe da florada

Detalhe da folhagem

Ótima para arborização urbana

Detalhe de mudas florescendo nos canteiros do Viveiro Ciprest em Limeira-SP

Detalhe de mudas novas já florescendo





Um comentário: