quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Pau Brasil ( Paubrasilia ( Caesalpinia ) echinata )

PAU BRASIL

( Paubrasilia ( Caesalpinia ) echinata ) - RNC 23608


Também conhecida como Pau Pernambuco, é uma árvore nativa de boa parte da Costa Atlântica Brasileira, que foi de grande interesse comercial no passado, devido a tintura extraída de sua madeira, pois a cor vinho avermelhada era rara, valiosíssima na época. Tamanho foi o interesse na exploração da árvore no período colonial, que estimulou a adoção do nome "Brasil" ao nosso país e quase extinguiu a planta.

Árvore de médio porte e de crescimento moderado, não passa de 12 metros de altura. Produz linda florada muito ornamental de coloração amarelada, principalmente no período de setembro a outubro. Uma ótima opção de árvore para uso no paisagismo,para a arborização urbana ou até mesmo para sombrear estacionamentos.

De fácil cultivo, deve ser plantada a pleno sol ou meia sombra. Aceita tanto solos secos como os mais úmidos, desde que haja boa drenagem.

Fato curioso:
(((((( Patriotismo ))))))
Em 1999, a maioria dos viveiros correu em busca de sementes desta espécie de árvore, que tem o nome de nosso País, na época cada kg. chegou a ser vendido a R$ 500,00, valor corrigido para data atual 09/2017 R$ 2.020,00.
Presenciamos pessoas brigando com pombos, em praça pública pelas sementes que ao ¨explodir¨das vagens voavam a solo e eram de quem pegar primeiro, a Ciprest também se arriscou com quase 10.000 mudas,  que achávamos que iria se vender de imediato, devido a comemoração dos 500 anos do Descobrimento do Brasil, achávamos que os ¨Brasileiros¨ iriam querer plantar mudas  desta árvore para comemorar a importante data, foi um fiasco, sobraram mudas, na maioria dos viveiros até 2.008.


Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe da florada

Detalhe das flores e folhas

Detalhe da florada

Detalhe da árvore florida




Nenhum comentário:

Postar um comentário