sexta-feira, 30 de março de 2018

Cambuci Amarelo ( Campomanesia phaea )

CAMBUCI AMARELO

( Campomanesia phaea ) - RNC 23639


Variação raríssima do tradicional Cambuci, que produz frutos de cor amarela vibrante. Foi encontrado na Mata Atlântica da região de Registro-SP pelo nosso amigo e cliente Rodrigo Luiz Silveira Loureiro. Existem pouquíssimos exemplares desta variação em estado nativo. O Viveiro Ciprest começou a comercializar um pequeno lote desta raridade em Março de 2018.

Produz lindos frutos amarelos vivos de aparência exótica, sendo que as crianças a chamam de fruta "disco voador". Seu sabor é ácido, porém agradável. Ótimo para consumo in-natura, sucos, sorvetes, licores e caipirinhas. Frutifica nos meses de Janeiro a Março.

Árvore de pequeno porte, chega a altura de no máximo 7 metros de altura. Planta muito ornamental, excelente para uso no paisagismo. Também é uma frutífera indispensável em qualquer pomar de frutas exóticas. Com manejo adequado, pode ser cultivada em vasos grandes e frutificar.

De fácil cultivo, gosta de solos férteis com umidade constante, porém com boa drenagem. Deve ser plantada a pleno sol ou meia sombra. Inicia a frutificar em 3 a 4 anos, após o plantio das mudas.

Mudas desta variedade rara são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos

Detalhe do fruto

Detalhe dos frutos



5 comentários:

  1. Aproveitando para lembrar da festa do Cambuci, agora em Abril em Paranapiacaba, SP, local maravilhoso, de preservação histórica.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostaria de saber se vocês vendem mudas e quanto tempo essa planta leva para dar frutos?

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde.
    Por gentileza, gostaria de saber qual o valor da muda de cambuci amarelo e se enviam para São Carlos/SP?
    Att.:
    Rubens Vilar

    ResponderExcluir
  4. Olá, sou produtor do Cambuci aqui em Paranapiacaba e gostaria de maiores informações, obrigado!

    ResponderExcluir