quinta-feira, 8 de março de 2018

Fruta Pão Sem Sementes ( Artocarpus altilis )

FRUTA PÃO SEM SEMENTES

( Artocarpus altilis ) - RNC 23482


Também conhecida como Fruta Pão de Raiz, esta variedade produz frutos sem sementes, que são excelentes para cozinhas ou fritar quando colhidos verdes, diferindo da outra variedade com sementes, que são consumidas principalmente assadas. Fruta muito nutritiva, considerada como a árvore da fartura.

De origem asiática, foi introduzida ainda no tempo do império no Brasil. Árvore de grande porte, chega a ficar com até 15 metros de altura. Planta muito ornamental, devido a sua bela folhagem e aos seus frutos. Frutifica principalmente na primavera e no verão. Seus frutos também podem ser consumidos amadurecidos in-natura, possuindo polpa carnosa de cor creme, com sabor adocicado.

De cultivo relativamente simples, gosta de regiões quentes, não tolerando geadas. Deve ser plantada a pleno sol, em solos férteis e úmidos, com boa drenagem. Aceita muito bem o cultivo em regiões litorâneas. As mudas começam a frutificar em 2 a 3 anos após o plantio.

Mudas desta variedade são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos

Detalhe de fruto cortado verde e firme

Detalhe do fruto cortado verde e firme

Detalhe de fruto cortado maduro e cremoso

Detalhe do fruto

Detalhe do tamanho médio do fruto

Comparação entre os frutos da Fruta Pão com Sementes (Artocarpus camansi) e da Fruta Pão sem Sementes (Artocarpus altilis)

A fruta pão é muito difícil de se reproduzir por enxertia, porém nosso amigo Marlucio conseguiu este belo exemplar cultivado em vaso e já frutificando

IGUARIA NA CULINÁRIA
A Fruta Pão, é uma iguaria na culinária, porém quase desconhecida no Brasil. Quem viaja para Polinésia, ou mesmo ao Caribe, cruza com muitos pratos feitos com esta prima da Jaca. Quando os frutos são colhidos de vez ( granados ), porém ainda verdes e firmes, seu sabor frito ou assado se assemelha a uma mistura entre mandioca e batata. É muito nutritiva, algumas fatias dela equivalem a uma refeição.


Nesta foto, a Fruta Pão é assada na fogueira, quando fica com a casca em forma de carvão, a parte interna se mantém integra, e após retirada da casca carbonizada,  se consome o interior.


Fruta Pão sendo assada na grelha de churrasqueira.

Detalhe de fruta pão frita

Fruta Pão frita com Catchup Apimentado.


 Purê de Fruta Pão, feito com a fruta de vez, em pratos salgados, massa utilizada para fazer Pães, Bolinhos e Bolos. Com a fruta madura, se faz um Purê parecido, utilizado em pratos doces.

Bolinhos de Peixe e Fruta Pão.


 Pão feito com massa de Fruta Pão. Podendo ser doce ou salgado, de acordo com estágio de colheita do fruto.




3 comentários:

  1. Prezado,
    Votos de bom ano novo.
    Sou Luciano Canhanga e teclo de Angola (Luanda). Aqui também temos alguns exemplares em províncias do norte (Uige, Zaire e Cabinda).
    Gostaria de saber como se obtém a nova planta, já que a fruta não produz semente. Será por estaca?
    Meu e-mail é lcanhanga@hotmail.com
    Toda a ajuda me será de grande valia.

    ResponderExcluir
  2. A dúvida do Soberano é a minha. Ela só se procria por estaquia, a Artocarpus altilis?

    ResponderExcluir