quarta-feira, 7 de março de 2018

Lichia Mauritius ou Comores ( Litchi chinensis )

LICHIA MAURITIUS OU COMORES

( Litchi chinensis )


Variedade de lichia que se originou na ilha africana de Mauritius, apresenta a maturação mais precoce entre as lichias cultivadas no Brasil. Seus frutos são de tamanho médio ou grandes, com casca inicialmente vermelha com leve tom marrom perceptível, estando já amadurecidas neste estágio. Em regiões mais quentes, sua casca costuma adquirir tonalidade vermelha viva e brilhante.

Além da maturação precoce, a Lichia Mauricius tem como características a baixa exigência de horas de frio para frutificação e a maior porcentagem de sementes menores "frangas" em um determinado lote, quando comparada com as variedades Brewster e a Bengal. E diferente das outras variedades de lichias, a medida que os frutos envelhecem na árvore, a polpa fica mais firme.

Seus frutos são saborosos e de excelente sabor doce, apresentando menor acidez. São ótimos para consumo in-naturas, sucos, sorvetes, conservas e doces. Variedade há muito tempo introduzida no país, porém ainda pouco conhecida e disseminada.

Planta de fácil cultivo, deve ser plantada a pleno sol. Gosta de solos férteis e úmidos, porém com boa drenagem. Mudas produzidas por alporquia começam a frutificar em 2 a 3 após após o plantio.

Mudas desta variedade são comercializadas sazonalmente pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos com casca de tonalidade vermelha levemente amarronzada, porém excelentes para consumo

Detalhe de uma penca de frutos colhidos em Limeira-SP

Detalhe dos frutos cortados, onde notamos a variação na diferença do tamanho das sementes

Detalhe dos frutos

Tamanho dos frutos em centímetros

Tamanho dos frutos




Nenhum comentário:

Postar um comentário