sábado, 26 de maio de 2018

Juá ou Juazeiro ( Ziziphus joazeiro )

JUÁ ou JUAZEIRO

( Ziziphus joazeiro ) - RNC 24844


Nativa da Caatinga do Nordeste Brasileiro ou do norte de Minas Gerais, o Juá ou Juazeiro do Norte é uma árvore de pequeno a médio porte, que produz grande quantidade de frutos arredondados de casca fina amarelada. Sua polpa é carnosa de sabor adocicado, sendo bastante agradáveis e ricos em Vitamina C. Podem ser consumidos in-natura ou em sucos, geleias e sorvetes.

Árvore de copa densa, é uma excelente opção como frutífera para a arborização urbana ou como árvore de sombra, inclusive para ser plantada em estacionamentos. A única necessidade para ser plantada nas cidades, é realizar podas esporádicas dos galhos mais baixos, devido aos pequenos espinhos presentes entre os ramos e galhos.

Produz pequena, porém bela florada amarelada ótima para abelhas melíferas. Frutifica principalmente durante o período de maio a agosto. Planta com propriedades medicinais, sendo que suas folhas e frutos são utilizadas na industria farmacêutica.

Planta muito rústica, deve ser plantada a pleno sol. Gosta da maioria dos solos, inclusive os mais arenosos, não aceitando apenas os encharcados. As mudas após o plantio começam a frutificar em 2 a 3 anos.

Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos

Detalhe do fruto cortado

Tamanho dos frutos

Detalhe dos frutos



2 comentários:

  1. Gostaria saber si os Srs permutam/trocam. Sou colecionador. Tenho muda de Zizyphus rugosa,Flacourtia jagomas,Artocarpus incisa, Carissa carandas etc

    ResponderExcluir