domingo, 2 de dezembro de 2018

Cereja Européia ou Chilena ( Prunus avium )

CEREJA EUROPÉIA ou CHILENA

( Prunus avium )


Originária da Europa e amplamente cultivada no Chile, a Cereja Européia é uma fruta que há muito tempo é conhecida no país, sendo muito consumida in-natura, como nas mais diversas formas, sendo compotas, doces, recheios, caldas, etc. 

Infelizmente, praticamente todos os frutos que chegam no país são importados do Chile, Estados Unidos ou da União Européia, sendo nenhum de origem brasileira. Isso se deve ao seu cultivo no país ainda estar nos primórdios, sendo necessário ainda a seleção de espécies mais adaptadas e que necessitam de menos horas de frio para frutificar.

Apesar disso, temos o exemplo da oliveira, onde décadas atrás era impensável estas produzirem azeitonas no país, e após seleções e cultivos pioneiros, atualmente existem plantações relevantes em Minas Gerais-MG, de onde já se extrai azeites, frutos e derivados. Então acreditamos que no futuro a cereja européia poderá frutificar com sucesso no Brasil.

Comercializamos mudas enxertadas da cereja européia sazonalmente, de acordo com a disponibilidade, oriundas de produtores de Santa Catarina-SC e Rio Grande do Sul-RS.

 Na região onde esta localizado nosso viveiro em Limeira-SP, a cereja européia não costuma frutificar, entretanto no inverno de 2016, algumas mudas do nosso viveiro chegaram a produzir alguns frutos (veja nas fotos abaixo), e apesar de serem um pouco menores, tinham o mesmo sabor. Portanto em regiões mais frias do país ou de clima mais ameno, as chances da cerejeira frutificar são bem maiores!

Já o cultivo da planta é possível em praticamente todo o país, devendo ser plantada a pleno sol. Gosta de solos férteis e úmidos, com boa drenagem. Planta muito ornamental e de rápido crescimento.

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos

Detalhe do fruto em uma planta grande no viveiro, já perfeitamente aclimatada na região há uns 4 anos na época, e que no inverno de 2016 produziu frutos em Limeira-SP

Detalhe de uma muda que produziu frutos no inverno de 2016 no Viveiro Ciprest em Limeira-SP




Um comentário:

  1. Bom dia,
    A minha muda de prunus avium está plantada em um vaso e notei que algumas folhas começaram a amarelar, fiz a reposição de nutrientes, mas parece não ter adiantado. Estamos em período de intensa chuva e ela está com aproximadamente 1,60m de altura, você remenda que eu a transplante para o solo?

    ResponderExcluir