sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Cambuí Branco ou Pichiché ( Psidium sartorianum )

CAMBUÍ BRANCO ou PICHICHÉ

( Psidium sartorianum ) - RNC 25354


Encontrado nativo em toda a América Tropical, é conhecido como Pichiché no México ou como Cambuí Branco no Brasil. Árvore de grande porte quando encontrada nativa, mas quando cultivada, geralmente não passa de 4 ou 5 metros de altura, devido ao seu lento crescimento. Produz grande quantidade de pequenos frutos amarelo esbranquiçados, de sabor bastante agradáveis, que podem ser consumidos in-natura, ou na forma de sucos, geleias e sorvetes.

No estado de São Paulo é uma planta ameaçada de extinção, devido a sua distribuição nativa ser muito restrita e não ser encontrada nas unidades de conservação. Planta ornamental, pode ser utilizada no paisagismo, além das áreas de recuperação ambiental. Seus frutos atraem grande quantidade de pássaros. Também é uma boa opção para uso na arborização urbana.

De fácil cultivo, pode ser plantada em vasos ou em pequenos espaços. As mudas começam a frutificar precocemente, muitas vezes com menos de 1 metro de altura. Deve ser plantada a pleno sol. Aceita a maioria dos solos.

Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br


Veja mais fotos abaixo:



Detalhe dos frutos


Detalhe dos frutos cortados


Tamanho dos frutos em centímetros


Tamanho dos frutos


Detalhe dos frutos e folhas



2 comentários:

  1. Planta delicada com folhas lindas e pequenas , tenho em minha chácara mas, já são rarasas plantas, na região sudoeste da Bahia.Apresenta nas folhas, um aroma delicioso.

    ResponderExcluir
  2. Planta deliciosa, achei plantada na cidade da grande são paulo, desconhecida até então. Suas folhas sao cheirosas e adocicadas. Seus frutos amadurecem em dezembro/ janeiro e florescem com as chuvas de outubro/novembro. A floração e parecida com a de pitanga, mas quando a pitanga começa a amadurerecer as frutas, as flores do pichiché começam a abrir.

    ResponderExcluir