sexta-feira, 14 de junho de 2019

Estrela do Cerrado ou Jam Fruit de Frutos Redondos ( Rosenbergiodendron formosum )

ESTRELA do CERRADO ou JAM FRUIT de FRUTOS REDONDOS

( Rosenbergiodendron formosum )


A Estrela do Cerrado é uma planta arbustiva nativa do Cerrado Brasileiro. Muito ornamental, produz enorme quantidade de flores brancas em formato de estrela, várias vezes ao ano, com maior enfase no verão. Florada muito perfumada. Existe uma variação de frutos compridos e flores grandes.

Apesar de pouco conhecida, também se trata de uma planta frutífera. Produz grande quantidade de frutos amarelados redondos com polpa negra. Estes possuem agradável sabor levemente doce, podendo ser consumidos in-natura, sucos, geleias e doces.

Excelente espécie para ser utilizada no paisagismo plantada como arbusto isolado, formando cerca-vivas ou até mesmo como planta de cultivo em vasos. Também é uma boa opção para qualquer pomar de frutas exóticas, podendo até mesmo ser cultivada em vasos visando frutificação. Seus frutos quando maduros são atrativos para pássaros.

De fácil cultivo, deve ser plantada a pleno sol ou meia sombra. Gosta de solos férteis e úmidos, com boa drenagem. Com formato arbustivo, chega no máximo a 2 metros de altura. Começa a frutificar em 2 a 3 anos após o plantio da muda.

Mudas desta espécie são comercializadas sazonalmente pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos

Detalhe dos frutos e flores

Tamanho dos frutos em centímetros

Tamanho dos frutos e flores

Detalhe das flores e folhas

Detalhe das flores

Detalhe das flores

Detalhe da planta florida

Detalhe da planta florida

Detalhe dos frutos na planta

Detalhe da polpa dos frutos consumidos por pássaros



Um comentário: