terça-feira, 3 de setembro de 2019

Marmixa ( Pradosia lactescens )

MARMIXA

( Pradosia lactescens ) - RNC 35160


Árvore frutífera muito rara e difícil de ser encontrada nativa da Mata Atlântica, produz grande quantidade de frutos amarelo-alaranjados junto ao tronco, lembrando muito uma jabuticabeira. Estes são de casca dura e espessa, com um pequeno arilo comestível em volta das sementes de sabor agradável.

Planta de médio porte, não passa de 12 metros de altura. Muito ornamental, além dos frutos produz bela folhagem e florada. Veja mais fotos desta exuberante árvore no site Árvore do Brasil, clicando aqui.

Espécie que ainda não temos mudas, porém esperamos no futuro poder oferecer aos nossos clientes. No Viveiro Ciprest em Limeira possuímos um exemplar plantado em nossa coleção, porém por ser uma planta jovem, ainda levará muitos anos para começar a frutificar.
Aproveitamos para agradecer ao Sr.Eugenio Arantes de Melo, de Ipatinga MG pelo fornecimento dos frutos desta postagem que estão formando nossas matrizes, e também ao Jardim Bptanico do Rio de Janeiro, onde no passado adquirimos nossa primeira matriz, o nosso muito obrigado. 

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos

Detalhe dos frutos

Tamanho dos frutos

Detalhe dos frutos



3 comentários:

  1. Quando tiverem, por favor, divulguem.

    ResponderExcluir
  2. Procurem pelo Sr. Aurelio do Vale no Facebook, ele trocou comigo algumas sementes de marmixa

    ResponderExcluir
  3. Na região do Vale do Ribeira, no sítio da família da minha esposa, encontrei um exemplar dessa arvore com frutos. Não fazia ideia de que era tá rara, mas como achei diferente resolvi pesquisar e parei aqui nesse site!

    ResponderExcluir