quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Feijoa ou Goiaba Serrana ( Acca sellowiana )

FEIJOA ou GOIABA SERRANA

( Acca sellowiana ) - RNC 23373


Também conhecida como Goiaba Abacaxi, a Feijoa é uma frutífera brasileira nativa da Mata Atlântica das região sul do país, mais precisamente nas Matas dos Pinhais. De sabor muito agradável, tem polpa suculenta e doce, sendo que suas sementes são mastigáveis. Os frutos são muito aromáticos, e além do consumo in-natura, podem ser utilizados em sucos, geleias e sorvetes. Devido a casca dos frutos serem espessas e um pouco amarga, geralmente são consumidos com colher após serem cortados ao meio e descartada a parte mais firme.

Apesar de ser nativa do Brasil, é praticamente desconhecida no país, exceto na áreas onde se encontra nativa, e por pequenos plantios comerciais em Santa Catarina-SC. Já em países como Nova Zelândia, Austrália e Colômbia, seu cultivo se desenvolve a décadas, e esta fruta tem enorme sucesso comercial.

Arvoreta de copa baixa, dificilmente passa de 4 metros de altura. Planta muito ornamental, principalmente pelas bela florada. Pode ser cultivada em vasos grandes e também como cerca-vivas naturais, com poucas podas.

De fácil cultivo, deve ser plantada em solos férteis e úmidos, com boa drenagem. Gosta de regiões mais frias. As mudas começam a produzir frutos em 3 a 4 anos após o plantio.

O Viveiro Ciprest comercializa mudas desta espécie. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos

Detalhe dos frutos

Tamanho do fruto

Detalhe das flores, sendo que suas pétalas são comestíveis.

Geleia Italiana de Feijoa adoçada com suco de uva.


Sendo vendida em feira livre no Exterior


Cosmético comercializado no exterior com nossa Goiaba Serrana. 


Matéria no Globo reporte, clique aqui para assistir.

Vídeo com Sabrina Sartori, apresentando a Feijoa ( Goiaba Serrana, Pineapple guava ) Clique aqui:



Um comentário: