GUABIROBA AMARELA do LITORAL
( Camponesia xanthocarpa var. litoralis ) - RNC 23643
Variedade de guabiroba encontrada na Mata Atlântica da região Sul e Sudeste, produz grande quantidade de frutos amarelos com sabor muito agradável. Ótimos para consumo in-natura, podem ser utilizados em sucos, geleias, licores e sorvetes.
Aparentemente esta variedade se encontra na faixa de transição entre a Guabiroba da Restinga (Campomanesia xanthocarpa var. litoralis) encontrada em áreas de restinga, com a Guabiroba Laranja ou Paulista (Campomanesia xanthocarpa) encontrada nas extensões centrais da região Sul e Sudeste.
Árvore de grande beleza, produz linda florada de cor branca, antes do período de frutificação, que ocorre de outubro a dezembro. De pequeno porte quando cultivada, não passa de 5 metros de altura, porém em estado nativo, chega a ficar com até 10 metros de altura. Uma boa opção para arborização urbana.
Como árvore nativa, pode ser utilizada no reflorestamento de áreas degradadas, atraindo grande quantidade de pássaros e animais da fauna que apreciam seus frutos.
Planta de poucos cuidados, pode ser plantada a pleno sol ou meia sombra. Rústica, aceita a maioria dos solos, menos os encharcados. As mudas desta espécie começam a frutificar de 1 a 2 anos após o plantio.
Mudas desta espécie são comercializas pelo Viveiro Ciprest. www.ciprest.com.br
Veja mais fotos abaixo:
Detalhe dos frutos
Detalhe dos frutos e folhas
Detalhe dos frutos
Detalhe dos frutos e folhas
Tamanho dos frutos e folhas
Detalhe dos frutos na planta
Detalhe dos frutos na planta
Detalhe dos frutos na planta
Detalhe dos frutos na planta
Detalhe dos frutos e folhas
Detalhe de planta nova frutificando em vaso
Nenhum comentário:
Postar um comentário