domingo, 27 de setembro de 2020

Planta Rubi de Holambra - Heteropterys sp.

 PLANTA RUBI DE HOLAMBRA

Heteropterys sp.


Rara planta encontrada nativa no município de Holambra-SP, onde buscamos pela sua identificação científica durante 5 anos e até o momento não conseguimos. Esperamos que não seja uma espécie endêmica, pois em 09/2020 o único exemplar que conhecíamos em estado nativo foi arrancado e destruído em uma obra de terraplanagem.


Planta arbustiva ou semi-trepadeira com características notáveis, produz prolongada florada de cor rubi com duração entre 3 a 4 meses. Apresenta bela folhagem verde, com brotações novas de cor levemente dourada.


Planta rústica de fácil cultivo, aprecia o plantio a pleno sol ou meia-sombra. Por ser uma espécie nativa do Cerrado, aceita a maioria dos solos, menos os encharcados.


Obs.: Como não conseguimos a identificação adequada da espécie e a planta nativa originária foi destruída, nomeamos essa planta em homenagem a cidade de Holambra-SP, cidade esta onde foi coletada uma pequena amostra e assim foi possível reproduzir algumas mudas.


Estamos comercializando um pequeno lote de mudas desta planta obtidas através de clonagem, visando a preservação da espécie. www.ciprest.com.br


Veja mais fotos abaixo:


Detalhe da florada

Detalhe da florada

Detalhe das flores

Detalhe da planta florescendo no ambiente onde se encontrava nativa


Detalhe da florada


Detalhe da florada


Detalhe de um ramo da planta florescendo

Detalhe da florada

Detalhe da planta florescendo no ambiente onde se encontrava nativa


Detalhe das folhas


Detalhe das brotações novas

Detalhe da planta florescendo vivamente no ambiente onde se encontrava nativa em 2019

É com muita tristeza que encontramos em setembro de 2020 assim o lugar onde a Planta Rubi de Holambra se encontrava nativa. Talvez se não tivéssemos conseguido reproduzir algumas poucas mudas por clonagem, essa espécie teria se perdido para sempre, assim como tantas outras que se perdem em nosso país a cada ano devido ao desmatamento.







Um comentário:

  1. TRISTE DE VER COMO A ÁREA FICOU... MAS ALIVIADO EM SABER QUE EXISTE MUDAS POR AI.
    QUE VENHAM A SE MULTIPLICAR !

    ResponderExcluir