sábado, 10 de junho de 2017

Framboesa Silvestre ( Rubus rosifolius )

FRAMBOESA SILVESTRE

( Rubus rosifolius )


Pequena frutífera nativa do Brasil, que produz frutos de sabor muito agradável. Produz varias vezes ao ano, havendo maior intensidade de frutificação no período de Junho a Outubro. Seus frutos podem ser consumidos in-natura, sucos, geleias e sorvetes.

Planta arbustiva, cresce pouco mais de 1 metro de altura. Possui raízes superficiais, que soltam grande quantidade de rebrotas em volta da planta original, formando enormes moitas desde que seja plantada em local adequado.

Espécie que gosta de solo fértil, com bastante húmus e matéria orgânica (restos de folhas e galhos podres), e aprecia solos com umidade constante, porém drenados. Deve ser plantada em locais que incida sol filtrado durante o dia todo, ou somente algumas poucas horas nos períodos da manhã ou da tarde.

Esta framboesa também é conhecida como moranguinho silvestre, o que acaba sendo errado, pois as framboesas legítimas, quando colhidas, deixam a mostra um interior oco no fruto de onde saiu seu cabo de sustentação, que fica fixado na planta.

Muitas vezes as amoras silvestres também são confundidas com framboesas, porém, quando colhidas saem com cabinho, não formando a cavidade no fruto após a colheita.

A framboesa silvestre é adorada por pássaros e muito ornamental, soltando pequenas flores brancas em grande quantidade antes da frutificação. Pode ser plantada em vasos.

Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest sazonalmente. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe do fruto cortado

Frutos colhidos no Sítio Ciprest em Limeira-SP

Detalhe dos frutos

Frutos após colheita

Tamanho dos frutos


Detalhe da florada


Detalhe do fruto

Suco de Framboesa Silvestre




Curiosidade

A framboesa silvestre apesar de extremamente rara, pode ser encontrada na natureza nas cores amarela e laranja. Ainda não conseguimos matrizes destas variações, porém no futuro talvez venhamos ter condições de comercializar mudas destas cores.

Framboesa Silvestre Amarela

Framboesa Silvestre Laranja



4 comentários:

  1. certamente prevone o cancer.e varias outras apatias fisicas pois de ter muita vitamina C ...tenho o quital cheio dela a 8 anos
    e estou deixando tomar conta.uma dadiva saborosa da natureza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, uma dieta com esta e muitas frutas, servirá para prevenir muitas enfermidades, as frutas são remédios naturais, ricas em vitaminas, fibras e outros princípios.

      Excluir
  2. Lá em Florianópolis tem muito dessa framboesa nos encostas dos morros. eu mesmo tenho dois pés aqui em São Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é uma fruta muito saborosa e em regiões que o solo mantém umidade constante com boa drenagem ela cresce como que nativa.

      Excluir