terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Figo Roxo de Valinhos ( Ficus carica )

FIGO ROXO de VALINHOS

( Ficus carica ) - RNC 01851


Variedade de figo trazida por imigrantes italianos para o Brasil, o Figo Roxo de Valinhos produz grande quantidade de frutos de polpa doce e de excelente sabor, que podem ser consumidos in-natura, sucos, doces, compotas e sorvetes.

Planta de pequeno porte, não passa de 4 metros de altura. Por ser reproduzido por clonagem, começa a frutificar quase que imediatamente, sendo portanto uma excelente opção para cultivo em vasos ou em pequenos espaços.

Planta muito vigorosa e rústica, o Figo Roxo de Valinhos necessita de pouquíssimos cuidados. Deve ser plantado a pleno sol, aceitando a maioria dos solos, menos os encharcados. Prefere climas amenos, porém com boa irrigação é possível cultiva-lo em todo o Brasil.

Atenção - Dica importante!
Em certas épocas do ano, principalmente no outono e no inverno, o figo perde a maioria, se não, todas as folhas. Este é um processo totalmente natural, de grande importância para a planta. Algum tempo após perder as folhas, inicia-se ao período de frutificação. Depois, geralmente na primavera, haverá brotação de novas e vigorosas folhas. Então não se assustem se as mudas/plantas parecerem "mortas" nesse período!

Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos

Detalhe do fruto cortado

Tamanho dos frutos



Nenhum comentário:

Postar um comentário