quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Araticum do Mato ou do Campo ( Annona sylvatica )

ARATICUM do MATO ou do CAMPO

( Annona sylvatica ) - RNC 25401


Nativa da Mata Atlântica e das restingas litorâneas de Pernambuco até o Rio Grande do Sul, o Araticum do Mato, também conhecido como Cortiça Amarela, é uma árvore de pequeno a médio porte, que produz grande quantidade de frutos amarelos no período de Janeiro a abril.

Seus frutos de casca inicialmente amarela viva, acabam escurecendo em poucos minutos após a colheita, mas sem nenhum comprometimento da polpa para consumo, sendo que esta é doce e suculenta, de ótimo sabor. Podem ser consumidos in-natura ou em sucos.

Não passando de 6 a 8 metros de altura, pode ser cultivado em pomares e quintais, bem como utilizado na arborização urbana ou para sombrear estacionamentos, devido aos seus galhos serem firmes e não se quebrarem facilmente. Também é uma espécie indispensável em projetos de reflorestamentos e de recuperação ambiental de áreas degradas.

Planta de fácil cultivo, gosta solos férteis e úmidos, com boa drenagem. Deve ser plantada a pleno sol ou meia sombra. As mudas começam a frutificar em 2 a 3 anos após o plantio.

Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


 Detalhe dos frutos

  Detalhe dos frutos

 Detalhe do fruto cortado

  Detalhe do fruto cortado

  Detalhe dos frutos maduros

 Detalhe de uma planta com cerca de 2 metros de altura já produzindo frutos

 Detalhe da bela folhagem do Araticum do Mato

 Detalhe dos frutos ainda verdes na planta

 Detalhe do fruto maduro na planta

 Tamanho dos frutos em centímetros

 Tamanho dos frutos

 Tamanho dos frutos




Um comentário:

  1. BOA TARDE!
    MORO NO MATO GROSSO E A MAIS DE 36 ANOS RECEBI DUAS SEMENTES DESSA ESPECIE DE ARATICUM. NASCEU APENAS UMA SEMENTE E SÖ NESSE ANO FOI QUE FLORIU E VEIO OS FRUTOS. ACONTECE QUE OS FRUTOS NÃO CRESCERAM E ESTÃO MADURANDO BEM PEQUENOS COM DUAS OU SEIS SEMENTES CADA FRUTO.
    COMO FAREI PARA QUE AS SEMENTES GERMINAM?

    ResponderExcluir