domingo, 6 de janeiro de 2019

Árvore da Chuva ( Samanea saman )

ÁRVORE da CHUVA

( Samanea saman ) - RNC 25432


Nativa principalmente da região Amazônica e do Pantanal Mato-Grossense, e ocasionalmente encontrada na Mata Atlântica, a Árvore da Chuva é uma espécie de grande porte de copa majestosa e florada muito ornamental de cor rosa com tons de salmão e branco. Esta ocorre com grande ênfase durante o verão.

Apesar de ser nativa do Brasil, esta bela árvore é raramente conhecida da população nas áreas onde não se encontra nativa, e consequentemente, pouco plantada. Diferente de muitos países da Ásia e África, onde esta espécie foi introduzida no passado em tempos coloniais, e até os dias de hoje é amplamente utilizada para sombreamento de rebanhos e de culturas agrícolas que exigem sombra, bem como na arborização de alamedas e parques.

Seu nome popular "Árvore da Chuva" se originou na região amazônica, onde devido a grande umidade encontrada no ar após o períodos de chuva, esta acaba se acumulando nas folhas, flores desta árvore, sendo sugadas do solo pelas raízes e ocasionando o pingar de gotículas sob a copa da árvore por horas ou até mesmo dias, após a última chuva. Também fecha as folhas a noite, dias nublados e quando fecha durante um dia de sol, é sinal de muita chuva nos próximos dias.
Este fechar de folhas com tempo nublado ou chuvoso, aumenta a capacidade da planta de suportar ventos fortes, suportando até mesmo furacões

Árvore de grande porte, chega a ficar com até 30 metros de altura e com copa de grande diâmetro que fornece excelente sombra. Seu tronco é muito belo e ornamental. Planta rústica e de fácil cultivo, aceita a maioria dos solos. Tolera ate mesmo períodos de inundações sazonais, como as que ocorrem no Pantanal. Deve ser plantada a pleno sol. Suas raízes, na maioria são profundas, sendo excelente para em gramados.

Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:

Detalhe da florada

Detalhe da florada

Detalhe da florada

Detalhe da florada

Detalhe das flores

Detalhe das flores

Detalhe das flores

Detalhe da copa florida

Detalhe da copa florida

Detalhe de um exemplar florido na arborização urbana

Detalhe de um exemplar florido no Viveiro Ciprest em Limeira-SP, gigante com menos de 13 anos.

Detalhe do tronco

Detalhe do tronco

Uma Samânea gigante que serve de suporte para 3 casas no Filme Swiss Family Robson de 1.960. Localizada em Tobago, 11 ° 12′42,8 ″ N 60 ° 37′46,5 W W  

Resultado de imagem para samanea giant
Esta Samânea na Thailândia com copa gigante, mais de 60 metros de diâmetro.

Árvore da chuva
Samânea em São José dos Campos, consideradas uma das maiores do Brasil, com 40 metros de diâmetro.


Distribuição da espécie no mundo. Fonte www.discoverlife.org 

Nenhum comentário:

Postar um comentário