quarta-feira, 1 de maio de 2019

Limãozinho do Mato ( Randia ferox )

LIMÃOZINHO do MATO

( Randia ferox )


Também conhecido como Angélica do Mato, é uma árvore frutífera ou arbusto de pequeno porte nativa da Mata Atlântica. Produz frutos arredondados de casca amarela lisa, com polpa negra adocicada, de agradável sabor. Ótimos para consumo in-natura, ou em sucos e sorvetes.

Planta ornamental, produz bela florada branca, que são atrativas para abelhas melíferas. Seus frutos também servem de alimento pra avi-fauna. Uma boa opção para uso na arborização urbana, necessitando apenas ser conduzida como árvore, para seus espinhos não atrapalharem a circulação. Espécie indispensável em reflorestamentos de áreas degradadas.

Planta muito rústica de fácil cultivo, deve ser plantada a pleno sol ou meia sombra. Aceita a maioria dos solos, inclusive os mais pobres. As mudas começam a frutificar em 2 a 3 anos após o plantio.

Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos

Detalhe dos frutos e folhas

Detalhe dos frutos

Tamanho dos frutos

Suco de Limãozinho do Mato

Detalhe das flores

Detalhe da florada

Detalhe da florada

Detalhe dos frutos na planta





3 comentários:

  1. Respostas
    1. Ei bom dia Leila, vc teria algumas sementes dela ou fruto? Se puder me enviar, eu lhe pago o frete e as sementes! Gostaria muito de plantar algumas mudas para os macacos da minha região, que desapareceram muito após a febre amarela. Forte abraço, meu e-mail é salvadorlojasac@gmail.com

      Excluir
  2. Precisa plantar mais de uma muda para poder frutificar? Ou frutifica somente com um exemplar?

    ResponderExcluir