sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Oiti ( Licania tomentosa )

OITI

( Licania tomentosa ) - RNC 24328


Árvore de médio porte nativa da Mata Atlântica, é amplamente utilizada na arborização urbana brasileira, principalmente devido a excelente sombra e suas belas brotações ornamentais. Apesar disso, seus frutos acabam não sendo aproveitados, apesar de poderem ser consumidos após preparo culinário, em diversos pratos doces ou salgados, sendo uma excelente PANC (Planta Alimentícia Não Convencional).

Seus frutos são de cor amarela viva, com polpa fibrosa de sabor adocicado. Para uso devem ser lavados e descascados, e a polpa em volta do caroço ser raspada. Esta pode ser utilizada em pratos assados, cozidos e refogados, onde adquire bela coloração amarronzada. Veja excelentes receitas de Bolo de Oiti, Farofa de Oiti e Pudim de Oiti no Livro Plantas Alimentícias Não Convencionais no Brasil, de Valdely Kinupp e Harri Lorenzi.

Com folhagem perene muito ornamental, é ótima para plantio em calçadas, avenidas e parques. Suas raízes profundas, dificilmente danificam calçamentos. Começa a florescer e frutificar de 2 a 3 anos após o plantio.

Planta rústica de fácil cultivo, deve ser plantada a pleno sol ou meia sombra. Aceita a maioria dos solos. Pode ser podada caso seja necessário.

Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos

Detalhe do fruto cortado

Detalhe dos frutos

Tamanho dos frutos

Árvore carregada de frutos

Detalhe dos frutos árvore

Detalhe dos frutos na árvore

Bolo de Oiti

Bolo de Oiti

Bolo de Oiti

Oiti utilizado na arborização urbana

Oitizeiros na arborização urbana

Oiti utilizado na arborização urbana

Oiti utilizado na arborização urbana topiados

Mudas de Oiti com bela brotação nova

Detalhe dos frutos e folhas


Nenhum comentário:

Postar um comentário