sábado, 16 de janeiro de 2016

Castanha Barú ( Dipteryx alata )


CASTANHA BARÚ

(Dipteryx alata) - RNC 23785

Nativo do Cerrado brasileiro, o Barú, é uma árvore de médio porte e de rápido crescimento. Sua madeira é de ótima qualidade e seus frutos contém a castanha Barú, de alto valor nutricional e medicinal.

Embora nativa do cerrado, cresce em quase todo Brasil, somente não aceitando solo encharcado e regiões muito úmidas. Também é sensível a geadas fortes. Frutifica isolada, não necessitando de polonização cruzada.


A árvore do Barú esta ameaçada de extinção, devido ao corte da sua excelente madeira e a difícil germinação das sementes.

Seus frutos amadurecem de setembro a outubro, o gosto da castanha é próximo ao do amendoim, porém suas propriedades nutricionais são bastante superiores. A castanha pode ser guardada por até um ano sem perder a qualidade para o consumo. O preparo da castanha para o consumo é fácil, somente é necessário torrá-las. A castanha também é utilizada para matéria prima de sorvetes, doces, conservas,...

Mudas desta castanha você encontra em: www.ciprest.com.br


Alguns usos do Barú:






2 comentários:

  1. Edilson,
    Você poderia deixar mais informações sobre o cultivo da árvore?
    Mais especificamente, queria saber se ela se adapta a outros tipos de clima, se precisa de bastante ou pouca irrigação, se pode ser cultivada em vaso e mesmo assim dar fruta, e qual o porte da árvore quando plantada no chão..
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Edilson.
    Você sabe se a castanheira Baru pode ser plantada na região montanhosa do Espírito Santo, município de Domingos Martins? A altitude média é de 800 m do nível do mar e a precipitação pluviométrica é alta e bem distribuída ao longo do ano. Os maiores períodos de estiagem se concentram no inverno, quando as temperaturas mínimas chegam a 6 graus Celsius.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir