sábado, 27 de maio de 2017

Gravatá ou Caraguatá ( Bromelia antiacantha )

GRAVATÁ ou CARAGUATÁ

( Bromelia antiacantha )


Planta arbustiva muito ornamental, que não passa de 1 metro de altura, nativa de várias regiões do Brasil. O Gravatá ou Caraguatá, produz em cachos, grande quantidade de pequenos frutos arredondados de cor amarela, estes são suculentos com sabor agridoce, com um leve toque amargo no final. Podem ser consumidos in-natura, sucos, geleias e doces.

Frutifica principalmente de Maio a Julho, porém pode ocorrer outras frutificações no decorrer do ano. Seus frutos são utilizados medicinalmente há muito tempo, para diversos problemas de saúde, sendo que a forma mais conhecida e utilizada é no preparo de xaropes e chás contra a gripe.

Planta ornamental, que apresenta bela florada, pode ser cultivada em maciços ou cerca-vivas, que apesarem de baixa altura, são praticamente intransponíveis. Também pode ser cultivado facilmente em vasos.

De rápido crescimento e frutificação, inicia a produzir frutos em 1 a 2 anos após o plantio da muda. De fácil cultivo, é muito rústica, aceitando a maioria dos solos, menos os encharcados. Deve ser plantado a pleno sol.

Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos

Tamanho dos frutos

Detalhe do fruto cortado

Um cacho lotado de frutos

Detalhe de uma planta adulta formando um grande maciço

Detalhe de um cacho de frutos na planta




2 comentários:

  1. Como tenho que proceder pra adquirir 3 ou 4 mudas de gravatá de cacho? Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. boa tarde...conheço essa planta desde há mais de uma década, gostaria de ter uma muda no meu jardim, você vende mudas..
    sds
    Antoninho

    ResponderExcluir