sexta-feira, 26 de maio de 2017

Urucum Amarelo ou Colorau ( Bixa orellana )

URUCUM AMARELO ou COLORAU

( Bixa orellana )


Variedade muito rara de Urucum, apresenta casca/cápsula de coloração amarela, sendo que de suas sementes também é extraído um corante, porém de coloração mais amarelada. Existem também as variedades Urucum Peruano Vermelho e Urucum Comum. Possui muitos usos culinários, cosméticos e medicinais. Frutifica principalmente de Fevereiro a Agosto.

Muito ornamental, apresenta bela folhagem e florada, além dos belos frutos amarelos. Planta que pode ser cultivado em forma de arbustos, arvoretas ou até mesmo formando cerca-vivas. De médio porte, chega a ficar com no máximo 5 metros de altura. Seu crescimento pode ser controlado facilmente com podas.

De fácil cultivo, deve ser plantado a pleno sol ou meia sombra. Aceita a maioria dos solos, menos os encharcados. Inicia a frutificar em menos de 1 ano após o plantio da muda.

Atenção: Nunca plantar esta variedade próxima aos demais tipos de Urucum, pois com o tempo, esta planta poderá voltar a produzir frutos de coloração amarronzada, e deixar de produzir frutos amarelos!

Mudas desta espécie serão comercializadas pela Ciprest a partir de Agosto de 2017. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos

Detalhe dos frutos amarelos na planta

Detalhe dos frutos

Detalhe da florada




Um comentário: