domingo, 8 de outubro de 2017

Mutamba ou Mutambo ( Guazuma ulmifolia )

MUTAMBA ou MUTAMBO

( Guazuma ulmifolia ) - RNC 24131


Nativa do Brasil, a Mutamba ou Mutambo, produz pequenos frutos negros com polpa seca e adocicada, quando devidamente processados, mopidos na forma de pó ( as sementes ) podem ser consumidos na forma de sorvetes, geleias, licores ou transformados em farinha, para usos diversos. É considerada uma PANC (Planta Alimentícia Não convencinal).

Possui propriedades cosméticas e medicinais, sendo utilizado seus frutos para extração de óleo. Frutifica principalmente de agosto a outubro, sendo que seus frutos são atrativos de pássaros e animais da fauna, sendo uma opção indispensável para reflorestamentos ou plantio de áreas verdes, podendo ser plantado próximo a nascentes e represas, aceitando solo encharcado. Árvore muito bonita, com bela floração. Pode ser utilizada na arborização urbana.

Planta rústica de fácil cultivo, aceita a maioria dos solos. Deve ser plantada a pleno sol ou meia sombra. Apresenta rápido crescimento e frutificação. Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos

Detalhe dos frutos

Tamanho dos frutos

Galhos de Mutamba com frutos verdes e sorvete de Mutamba

Detalhe dos frutos

Detalhe dos frutos

Frutos na árvore

Detalhe da árvore de Mutamba florida

Detalhe das flores

Detalhe das flores






2 comentários:

  1. Boa tarde Gustavo, tudo bem?
    Meu nome é Gustavo Pereira, sou aluno na Unicamp e atualmente estou desenvolvendo meu doutorado na obtenção de compostos de alto valor agradado a partir de frutos do cerrado ou encontrado no mesmo.
    Eu trabalho com o fruto mutamba. Eu estou escrevendo um manuscrito para ser divulgado em um periódico internacional e gostaria de utilizar as suas fotos neste material para apresentar uma imagem do fruto.
    Seria possível?

    ResponderExcluir