domingo, 1 de novembro de 2020

Guapi-nhem Açu ou Guamirim da Restinga - Eugenia zuccarinii

 GUAPI-NHEM AÇU ou GUAMIRIM da RESTINGA

Eugenia zuccarinii


Frutífera arbustiva rara, é encontrada nativa nas restingas litorâneas do Brasil. Produz frutos de sabor agradável, que podem ser consumidos in-natura, ou na forma de sucos, geleias e sorvetes. Frutifica no período de outubro a dezembro. Espécie encontrada em 2014 pelo nosso amigo Helton Josué do Projeto Colecionando Frutas, até 2019 estava identificada erroneamente como Eugenia ligustrina.


Produz florada melífera e seus frutos são muito atrativos para pássaros. Planta de pequeno porte, pode ser cultivada em vasos grandes ou em pequenos espaços. Planta indispensável em reflorestamentos de áreas degradadas da restinga.


Espécie rústica de fácil cultivo, é recomendado o plantio de 2 ou mais mudas para se obter maior frutificação. Embora possa ser plantada a pleno sol, o recomendado é o plantio a meia-sombra para aumentar a colheita de frutos. As mudas começam a frutificar em 2 a 3 anos após o plantio.


Em 2019 começamos a comercializar um pequeno lote desta espécie em parceria com o E-jardim, do nosso amigo Marco Lacerda.


Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos

Detalhe dos frutos

Tamanho dos frutos em centímetros

Detalhe dos frutos

Tamanho dos frutos

Tamanho do fruto

Detalhe dos frutos na planta

Detalhe dos frutos antes do amadurecimento

Detalhe dos frutos na planta

Detalhe dos frutos na planta



Um comentário: