sábado, 26 de dezembro de 2020

Ipê Roxo Anão - Tabebuia avellanedae var. paulensis

 IPÊ ROXO ANÃO

Handroanthus avellanedae var. paulensis

Tabebuia avellanedae var. paulensis


Variedade rara do Ipê Roxo da Mata, apresenta tamanho reduzido e crescimento moderado, portanto é uma excelente opção para uso na arborização urbana. Produz bela florada de cor roxa viva, com miolo de cor amarela. Floresce no período de agosto a setembro. Por ser uma variação natural, o mais indicado para manter a variedade é por plantas enxertadas. Este pode ser plantado em calçadas sem fiação, ou mesmo sob fiação, desde que recebam podas de formação, nos primeiros anos de vida.


Além de ser usado na arborização urbana, é uma boa opção para uso no paisagismo ou em alamedas. Geralmente não passa de 6 metros de altura. De fácil cultivo, deve ser plantada a pleno sol. Rústica, aceita solos secos e pedregosos, porém também aprecia solos férteis e úmidos, com boa drenagem. As mudas enxertadas começam a florescer em 1 a 2 anos após o plantio.

Esta variedade foi selecionada na natureza no passado e multiplicada pelo saudoso Dr. Hermes Moreira do Instituto Agronômico de Campinas - IAC. São muito raras as plantas matrizes puras na natureza e quando plantada junto com outras variedades de Ipê avellanedae , suas sementes segregam, saindo cruzamentos. 

Pretendemos comercializar um pequeno lote de mudas enxertadas desta variedade no começo de 2021. E nos próximos anos teremos lotes de mudas sazonalmente. www.ciprest.com.br


Veja mais fotos abaixo:


Detalhe das flores

Detalhe das flores

Detalhe das flores


Detalhe da florada

Detalhe das flores

Detalhe da florada




Nenhum comentário:

Postar um comentário