sexta-feira, 9 de abril de 2021

Guabiroba Rupestre de Minas Gerais - Campomanesia rufa

 GUABIROBA RUPESTRE DE MINAS GERAIS

Campomanesia rufa


Espécie de guabiroba endêmica do Estado de Minas Gerais, encontra-se ameaçada de extinção. Ocorrendo com certa raridade na natureza, é encontrada principalmente em áreas de intensa atividade de mineração, como nos campos rupestres ferruginosos da região do Quadrilátero Ferrífero.


Produz grande quantidade de frutos de casca esverdeada, com polpa translucida doce e de excelente sabor. Ótima para consumo in-natura, ou na forma de sucos, geleias e sorvetes. Frutifica no período de fevereiro a março. Frutos duráveis por vários dias após colhidos, sendo uma característica rara entre as guabirobas.


Planta arbustiva de pequeno porte, geralmente não passa de 3 metros de altura. Muito ornamental, apresenta belo tronco cascudo e folhas grossas. Sua pequena florada branca atraem abelhas melíferas.


Pretendemos no futuro poder oferecer mudas desta espécie aos nossos clientes, para assim poder contribuir para sua preservação.


Obs.: A maioria das imagens desta postagem são do nosso amigo João Lobo, que contribuiu imensamente com suas fotos e com a permissão de utiliza-las. As demais imagens são com frutos cedidos por ele. Agradecemos muito pela contribuição.


Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos

Detalhe dos frutos

Detalhe dos frutos cortados

Detalhe do fruto cortado

Detalhe dos frutos

Detalhe dos frutos após colheita

Tamanho dos frutos

Tamanho dos frutos

Detalhe dos frutos em centímetros

Detalhe das folhas

Detalhe da flor

Detalhe dos frutos na planta

Detalhe dos frutos na planta e de suas belas folhas

Detalhe dos frutos na planta

Detalhe do tronco

Detalhe dos frutos





Um comentário: