quinta-feira, 3 de junho de 2021

Sapotinha Roxa - Pouteria gardneri

 SAPOTINHA ROXA

Pouteria gardneri - RNC 25306


Também conhecida como Maçaranduba Vermelha ou Esfregadinha, é uma árvore frutífera de médio porte nativa do Brasil, ocorrendo principalmente em áreas de Cerrado e de Mata Atlântica. Produz grande quantidade de pequenos frutos de cor negro-violáceos, com polpa carnosa e suculenta, de sabor adocicado. Saborosos quando colhidos totalmente maduros, são ótimos para consumo in-natura, ou na forma de geléias e sorvetes.


Árvore nativa cada vez mais rara de ser encontrada na natureza, é indispensável em reflorestamentos de áreas degradas. Seus frutos são atrativos para a avi-fauna, e sua pequena florada atraem abelhas melíferas. Frutifica no período de dezembro a janeiro. Produz madeira de boa qualidade.


Espécie rústica de fácil cultivo, aceita a maioria dos solos, menos os encharcados. Deve ser plantada a pleno sol ou meia sombra. Pode ser cultivada em vasos grandes e frutificar, desde que haja manejo adequado.


Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br


Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos

Detalhe dos frutos

Tamanho dos frutos em centímetros

Detalhe dos frutos

Tamanho dos frutos

Tamanho dos frutos

Detalhe dos frutos

Planta carregada de frutos ainda verdes

Detalhe do fruto na planta

Detalhe dos frutos na planta

Detalhe dos frutos na planta

Detalhe dos frutos




Um comentário:

  1. uau!
    Que legal esta frutinha!
    Eu não conhecia!
    Aliás, gostei muito deste blog!
    Parabéns!
    Aproveito para falar de minha empresa Real Gramas. A gente trabalha com diferentes tipos de gramas: Grama Esmeralda, Grama São Carlos, Grama Coreana, Grama Bermuda, Mapa do Site, Grama preço m2, Grama Batatais, Grama Santo Agostinho.
    Caso precisem, é só nos contactar!

    ResponderExcluir