segunda-feira, 20 de junho de 2016

Cambucá de Praia - Myrciaria strigipes

CAMBUCÁ DE PRAIA

Myrciaria strigipes - RNC 42823


Pequeno arbusto ou arvoreta nativa da restingas litorâneas do Brasil, o Cambucá de Praia, também conhecido como Cabeludinha da Praia, se encontra em risco de extinção em seu habitat natural. Produz pequenos frutos arredondados de coloração amarela, com polpa suculenta e doce. De sabor muito agradável, são excelente para consumo in-natura, ou na forma de sucos, sorvetes e geleias.


Espécie de pequeno porte, quando encontrado em forma de arvoreta, não passa de 5 metros de altura. Já em forma arbustiva, dificilmente passa de 3 metros de altura. Portanto é possível cultiva-lo em vasos grandes e se obter boa frutificação. Frutifica geralmente no período de outubro a fevereiro, porém pode ocorrer frutificações fora de época.


Planta ornamental, apresenta linda folhagem, com bela brotação de folhas novas. Produz pequena florada de cor branca em grande quantidade, sendo perfumada e atraindo abelhas melíferas. Pode ser utilizado para formar cerca-vivas ou como arvoreta para uso na arborização urbana.


Frutífera rústica de fácil cultivo, deve preferencialmente ser plantada a pleno sol para maior frutificação. Aceita tanto solos férteis como os arenosos, desde que haja boa drenagem. Mudas pequenas desta espécie frutificam precocemente, produzindo em 2 a 3 anos após o plantio. Já mudas grandes em vasos já produzem frutos.


Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br


Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos e da polpa

Detalhe dos frutos

Detalhe dos frutos

Detalhe dos frutos e folhas

Detalhe da brotação nova

Detalhe de planta em forma arbustiva com brotações novas avermelhadas

Detalhe de planta em forma arbustiva com brotações novas avermelhadas

Detalhe de planta florescendo

Detalhe das flores

Detalhe de penca de frutos na planta

Detalhe dos frutos na planta

Detalhe de fruto na planta

Detalhe de planta frutificando

Tamanho dos frutos

Detalhe dos frutos e folhas






Nenhum comentário:

Postar um comentário