quarta-feira, 8 de junho de 2016

Bacupari ( Garcinia gardneriana )

BACUPARI

( Garcinia gardneriana ) - RNC 35227


Nativo de florestas de vários estados litorâneos do Brasil , o Bacupari é uma árvore frutífera de médio porte, que chega a ficar com até 10 metros de altura. Produz deliciosos e saborosos frutos de polpa sucosa e doce, com uma ligeira acidez no final. Estes podem ser consumidos in-natura, sucos, geleias e sorvetes.

As mudas começam a produzir frutos em 2 a 3 anos após seu plantio, sendo que a frutificação ocorre geralmente durante o período de novembro a fevereiro. Vale sempre ressaltar, que os frutos devem ser consumidos somente a polpa, pois a casca tem sabor amargo.

Deve ser plantado preferencialmente a meia sombra, porém também aceita a pleno sol. Gosta de umidade constante, porém com boa drenagem. Aceita a maioria dos solos.

Tem caracteristicas muito semelhantes  com o Achachairu ( Garcinia laterifolia ) , tanto na aparência como tamanho dos frutos, tendo alguma diferença no formato das folhas,  são espécies distintas.

Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos


Detalhe dos frutos

Detalhe dos frutos


Tamanho dos frutos


Detalhe dos frutos






2 comentários:

  1. Que diferença tem essa fruta da Achachairu - Garcinia humilis??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem proporção de polpa/semente um pouco menor e é nativa da Mata Atlântica. O achachairu tem mais polpa e é boliviano.

      Excluir