domingo, 25 de fevereiro de 2018

Erva Baleeira ( Cordia verbenacea )

ERVA BALEEIRA

( Cordia verbenacea )


Também conhecida como Maria Milagrosa, a Erva Baleeira é uma planta arbustiva nativa da Mata Atlântica litorânea do Brasil, utilizada a muito tempo pela população nativa dessas regiões, principalmente pelos caiçaras. Com inúmeras propriedades medicinais, esta planta se destaca como um importante cicatrizante e anti-inflamatório.

Como visto, é utilizada na medicina popular há muito tempo, e mais recentemente vários medicamentos utilizam desta planta em sua formulação, sendo o principal deles, o creme anti-inflamatório Acheflan da Aché, produzido a partir do óleo essencial das folhas.

Planta arbustiva, não passa de 3 metros de altura. Suas folhas ásperas, possuem um forte aroma que lembra tabletes de tempero culinário de galinha. Planta muito ornamental, produz pequenas flores brancas em pencas, que posteriormente dão origem a grande quantidade de pequenos frutos de coloração vermelha viva, quando amadurecem, extremamente atrativos para pássaros.

Seu modo de utilização mais popular é na forma de chá, sendo o modo de preparo pode ser visto clicando aqui. Também vem sendo utilizada suas folhas como uma PANC - Planta Alimentícia Não convencional, para consumo na forma de tempero ou saladas de suas folhas. Saiba mais clicando aqui.

Planta rústica de fácil cultivo, deve ser plantada a pleno sol. De rápido crescimento, em poucos meses já chega a 1 metro de altura. Aceita a maioria dos solos, menos os encharcados.

Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest sazonalmente. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos e flores

Detalhe das folhas, flores e frutos

Detalhe

Detalhe





Nenhum comentário:

Postar um comentário