segunda-feira, 19 de março de 2018

Ameixa do Governador ( Flacourtia indica )

AMEIXA do GOVERNADOR

( Flacourtia indica )


Nativa da Africa Tropical e do Sudeste Asiático, a Ameixa do Governador é uma árvore frutífera de pequeno porte, que produz grande quantidade de pequenos frutos arredondados, levemente bicudos de casca inicialmente vermelha vinho, e conforme vão amadurecendo, adquirem coloração roxa escura.

Estes frutos podem ser colhidos e já consumidos, apenas necessitando dar uma "esfregadinha" para amolece-los e assim diminuir a adstringência. Porém o mais recomendado é realizar a colheitas e guarda-los em local seco e arejado por 1 a 2 dias, assim eles amadurecerem por completo, e a polpa se torna mais suculenta e doce. Fruta de agradável sabor, que pode ser consumida in-natura, sucos, geleias e sorvetes.

Introduzida a décadas no país, ainda é pouco conhecida, ficando seu cultivo ainda restrito a pequenos pomares. Por se tratar de uma planta muito rústica, e resistente a pragas, é uma excelente opção em qualquer pomar.

De pequeno porte, não passa de 5 metros de altura. Deve ser plantada a pleno sol, e sempre que possível, é aconselhável o plantio de 2 ou mais plantas, pois se trata de uma planta dioica. Pode haver variação nas folhas devido há existirem plantas "masculinas" e "femininas". As mudas começam a frutificar em 1 a 2 anos após o plantio.

Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos

Detalhe dos frutos e folhas

Detalhe do fruto cortado

Detalhe dos frutos totalmente amadurecidos após 2 dias de colhidos

Detalhe dos frutos na planta. Foto tirada na coleção de frutíferas do Viveiro Ciprest

Tronco da Ameixa do Governador. Apesar de ter espinhos, é muito menos do que a Ameixa Café ( Flacourtia jangomas)

Tamanho dos frutos





Nenhum comentário:

Postar um comentário