sexta-feira, 16 de março de 2018

Pau Mulato ( Calycophyllum spruceanum )

PAU MULATO

( Calycophyllum spruceanum ) - RNC 23627


Árvore de grande porte nativa da região Amazônica, o Pau Mulato, também conhecido como Mulateiro, se destaca principalmente devido ao seu tronco liso escultural, de coloração muito ornamental. Também chama atenção sua linda florada branca perfumada.

Uma excelente opção para uso no paisagismo, bem como na arborização urbana, desde que não haja fiação elétrica acima da planta. No Jardim Botânico do Rio de Janeiro, existe uma Alameda de Pau Mulatos de grande imponência. Também é uma espécie imprescindível no reflorestamento de áreas degradadas onde se encontrava nativo.

Árvore com madeira de excelente qualidade, porém de lento crescimento. Muito rústica, exige pouquíssimos cuidados após o plantio. Deve ser plantado a pleno sol ou meia sombra.

Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe do belo tronco e da copa florida

Conjunto de Pua-Mulatos na arborização urbana

Alameda de Pau Mulatos em avenida na cidade de Araxá-MG

Alameda de Pau Mulatos em avenida em Araxá-MG

Detalhe de uma árvore

Detalhe do tronco

Detalhe do tronco

Dicas de plantio:
Ele é utilizado para compor alamedas sempre alinhados ou em conjuntos, sempre com números impares , de preferência e espalhados em zig-zag.
É uma planta que gosta de solo úmido, podendo ser até encharcado ou alagado. Crescendo até mesmo em local que quando se abre a cova, acumule água. Também cresce no seco, porém bem mais lentamente.
Conforme a planta cresce, ela vai perdendo ramos laterais e ficará somente com copa alta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário