TARUMÃ do CERRADO
( Vitex polygama ) - RNC 24809
Nativo do Cerrado brasileiro, esta espécie de Tarumã produz frutos de coloração preta azulada, que amadurecem de janeiro a abril. De formato arredondado e de polpa carnosa, possui sabor adocicado, sendo agradáveis para consumo in-natura quando estão bem maduros.
Árvore de médio porte quando cultivada, chega a no máximo 8 metros de altura. Planta ornamental, produz bela folhagem aveludada, em tons de verde e cinza. Sua pequena, porém bela florada, em tons de azul, lilás e roxo, chamam bastante atenção, florescendo quase o ano todo. Seus frutos de coloração azulada também se destacam na planta no período de frutificação.
Uma excelente opção para uso em jardins como na arborização urbana, ou em reflorestamentos de áreas degradadas. Madeira de excelente qualidade para móveis e ferramentas. Seus frutos são atrativos de pássaros. Planta com propriedades medicinais.
Planta rústica, aceita a maioria dos solos, menos os encharcados. Deve ser plantada a pleno sol. Começa a produzir frutos, em 3 a 4 anos após o plantio das mudas.
Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br
Veja mais fotos abaixo:
Detalhe dos frutos e folhas
Detalhe dos frutos com polpa à mostra
Detalhe dos frutos
Detalhe de penca de frutos
Detalhe dos frutos na árvore
Detalhe de árvore carregada de frutos
Detalhe de uma árvore em estado nativo
Tamanho dos frutos
Bastante produtiva, Gustavo. Uma dúvida. Os frutos são parecidos em sabor com os da Vitex montevidensis?
ResponderExcluirAqui na minha região, Vale do Rio Doce-MG, conhecemos por Fruta Angú... é muito saborosa e deixa os dentes escuros srsrsr
ResponderExcluir