sábado, 17 de março de 2018

Guabiroba Gigante ou Guabiraba ( Campomanesia lineatifolia )

GUABIROBA GIGANTE ou GUABIRABA

( Campomanesia lineatifolia ) - RNC 23637


Também conhecida como Palillo, a Guabiroba Gigante é nativa da floresta Amazônica. Ainda raramente encontrada, produz frutos gigantes perto das demais variedades de guabirobas. Seus frutos redondos achatados de coloração amarela viva, possuem polpa muito suculenta, de excelente sabor agridoce com poucas sementes. Podem ser consumidos in-natura, sucos, doces e geleias.

Muito popular entre a população das regiões onde é encontrada nativa, é uma excelente opção para cultivo em qualquer pomar ou quintal. Frutifica em grande quantidade no período de fevereiro a abril. Árvore de médio porte, não passa de 7 metros de altura.

Apesar de ser de origem tropical, pode ser cultivada com sucesso em praticamente todo o país. De fácil cultivo, deve ser plantada a pleno sol. Gosta de solos férteis e úmidos, com boa drenagem. Começa a frutificar a partir do terceiro ano após o plantio das mudas.

Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos gentilmente fornecidos pelo nosso amigo e colecionador de frutas Jaime Sorenz

Detalhe do fruto cortado

Detalhe dos frutos

Tamanho dos frutos





Um comentário:

  1. Tem mudas bem desenvolvida de Gabiroba Gigante da Amazônia? Qual o tamamho ou idade? Qual o preço? Meu email: celsoadvogado@uol.com.br

    ResponderExcluir