AMEIXA ROXA CENTENÁRIA
( Prunus salicina ) - RNC 02086
Variedade de Ameixa Japonesa selecionada pelo IAC (Instituto Agronômico de Campinas), também é conhecida como IAC SR-51 ou Pingo de Mel. Foi obtida em 1979 através de polinização e fecundação entre os cultivares Santa Rita e Roxa de Itaquera.
Este cultivar apresenta frutos de tamanho médios ou grandes, com polpa firme de cor roxa intensa. São muito doces e de excelente sabor. Ótimos para consumo in-natura, sucos, geleias, licores e sorvetes.
Uma das melhores variedades para ser cultivada no Estado de São Paulo, tem pequena necessidade de frio, elevada produtividade e sua maturação é tardia entre os cultivares de ameixa, geralmente frutificando no período de janeiro a fevereiro.
Planta de poucos cuidados, com manejo adequado e plantas enxertadas, pode ser cultivada em vasos. Deve ser plantada a pleno sol, e preferencialmente em solos férteis e úmidos, com boa drenagem. Para saber mais sobre o plantio de ameixas, clique aqui e veja um excelente boletim sobre ameixeiras do IAC.
Para obter frutos maiores e de melhor qualidade, é necessário realizar uma poda anual entre o final de julho ou começo de agosto, época esta em que a planta esta despida de folhas, e assim que estiver carregada de frutos ainda pequenos, se recomenda desbastar metade destes frutos.
Mudas enxertadas deste cultivar são comercializadas sazonalmente pela Ciprest. www.ciprest.com.br
Veja mais fotos abaixo:
Detalhe dos frutos
Detalhe do fruto cortado
Detalhe dos frutos
Detalhe de frutos maduros e alguns não totalmente amadurecidos
Tamanho dos frutos
Tamanho dos frutos
Detalhe dos frutos
Ele é dioica (precisa de duas variedades diferentes para frutificar)?
ResponderExcluir