quarta-feira, 24 de julho de 2019

Jambo Vermelho Escuro ou Roxo ( Syzygium malaccense )

JAMBO VERMELHO ESCURO ou ROXO

( Syzygium malaccense ) - RNC 24671


Árvore frutífera nativa da Península da Malásia, foi introduzida no Brasil ainda no período colonial, trazida neste período da antiga colonia portuguesa de Malaca. Produz frutos compridos em forma de pera de casca vermelha escura, quase roxa com polpa branca e suculenta, de agradável sabor. Ótimos para consumo in-natura, sucos, geleias, sorvetes e compotas.

Planta muito ornamental, produz belíssima florada de cor rosa viva, no período de abril a junho. Árvore de copa densa e piramidal, é utilizada há muito tempo para fazer sombra. De médio porte, dificilmente passa de 10 metros de altura.

Espécie rústica de fácil cultivo, deve ser plantada a pleno sol ou meia-sombra. Gosta de solos férteis e úmidos, com boa drenagem. Começa a frutificar em 2 a 3 anos após o plantio das mudas.

Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos

Detalhe dos frutos

Detalhe dos frutos

Detalhe dos frutos

Detalhe dos frutos

Tamanho dos frutos

Tamanho dos frutos

Detalhe dos frutos



4 comentários:

  1. Vocês não vão acreditar no que eu li gora mesmo eu estava lendo sobre Syzygium jambos e consta uma informação no texto que me deixou curioso, consta lá que as sementes do jambo amarelo são muito venenosas.

    Cara, que negócio doido, ainda bem que não mordi as sementes.

    Chega me arrepiar em pensar que eu poderia, por curiosidade, lascar o dente naquela semente.

    A informação mais relevante é que uma quantidade desconhecida de ácido cianídrico foi encontrada nas raízes, caules e folhas. Além disso, um alcalóide, a jambosina, foi encontrado na casca da árvore e nas raízes, e as raízes são consideradas venenosas.

    Alguém sabe me informar se essa informação procede? Se alguém puder me ajudar com isso, ficarei muito grato.

    Se eu encontar algo primeiro, volto aqui para avisar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então eu estava morta...comi como louca,,e as sementes são muito poucas..ela é uma fruta oca,,delicia,com gosto de perfume..tinha um pé q iria dar frutos o filho corta tudo..cultivei através de senebentes,o pé já esta grande,,pronot pra frutificar..Mas vou comprar muda..

      Excluir
  2. Floresce no período de abril a junho mas não deve ser igual no Brasil todo porque os meus jambos ainda não deram flor. Estão em Cachoeiras de Macacu (rj).

    ResponderExcluir