JURUBEBA
( Solanum paniculatum )
Arbusto de grande porte nativo do Brasil, que produz grande quantidade de frutos de sabor amargo. Planta com atributos considerados medicinais.
Seus frutos podem ser consumidos in-natura, em conservas de salmoura ou óleo (após leve cozimento), como aditivo em aguardente e vinhos, ou mesmo em diversos pratos regionais de Minas Gerais e Goiás.
Seus frutos atraem pássaros em geral. Planta de fácil cultivo. Deve ser plantada a pleno sol e aceita quase todos os tipos de solos.
A jurubeba é considerada uma planta alimentícia não convencional (PANC), saiba muito mais sobre ela e suas formas de consumo, e sobre muitas outras espécies alimentícias não convencionais, no excelente livro do Instituto Plantarum, clique aqui.
Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br
Veja mais fotos abaixo:
Detalhe dos frutos
Detalhe das flores
Detalhe dos frutos em pencas
Jurubeba em Conserva
Aguardente de Jurubeba
O famoso vinho composto com jurubeba do Leão do Norte
Saiba mais de receitas com jurubeba no blog come-se, clique aqui.
Uma pessoa me disse que para males do fígado, posso ingerir jurubeba in natura. Como sugestão que aprendeu, é pra consumir 1 fruta no primeiro dia, 2 no segundo dia até o sétimo dia e depois vir diminuindo de 1 em 1 até chegar em 1 novamente. (Não sei se fui clara). Há alguma contra indicação pra isso?
ResponderExcluirDesculpe a demora.
ExcluirAcabei não vendo esta mensagem.
Acredito que não, pois por aqui pessoal faz na conserva e come muitos frutos diariamente