domingo, 27 de maio de 2018

Anona Laranja da Bahia ( Annona spinescens )

ANONA LARANJA da BAHIA

( Annona spinescens ) - RNC 23463


Encontrada em estado nativo na Caatinga do norte da Bahia, também ocorre na região do chaco no Pantanal, mais precisamente na divisa com a Bolívia. A Anona Laranja, também conhecida como Araticum de Espinho, é uma variedade de annonaceae muito rara de ser encontrada na natureza.

Apesar de ser conhecida as áreas de sua ocorrência, esta espetacular frutífera procurada por todos os amantes de frutas raras, ainda não era cultivada por nenhum jardim botânico ou colecionador de frutas. Em 2011 Harri Lorenzi em uma expedição ao Vale do São Francisco na Bahia, encontrou um único fruto mumificado em uma arvoreta desta espécie, que foram trazidos para o Jardim Botânico Plantarum em Nova Odessa-SP. Estas poucas sementes deram origem as plantas atualmente cultivadas no jardim, que começaram a frutificar em 2017.

Arvoreta de pequeno porte, a Anona Laranja da Bahia não passa de 5 metros de altura. Produz frutos de casca e polpa de cor laranja, levemente avermelhados quando maduros. De consistência carnosa, os frutos são muito saborosos, e podem ser consumidos principalmente in-natura. Diferente da maioria das anonáceas, a sua casca fina, pode ser consumida junto com a polpa. Seu período de frutificação geralmente ocorre entre os meses de março a maio.

Espécie de Anona com grande potencial de cultivo comercial no futuro, pois as plantas tendem a frutificar em grande quantidade após o primeiro ano de produção. Seus frutos além da cor excepcional e excelente sabor, também são resistentes quando comparados a muitas outras variedades de anonáceas encontradas no mercado.

Planta rústica, apresenta fácil cultivo. Deve ser plantada a pleno sol. Aceita a maioria dos solos, inclusive os mais arenosos. Aceita solos com umidade regular, desde que haja boa drenagem. As mudas produzidas a partir de sementes começam a produzir frutos em 3 a 4 anos após o plantio.

A partir das sementes da primeira frutificação, que o Jardim Botânico Plantarum gentilmente forneceu aos seus associados, conseguimos produzir um pequeno lote de mudas desta incrível fruta, que disponibilizamos para os nossos clientes a partir de Maio de 2018. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos

Detalhe do fruto cortado

Detalhe dos frutos na planta

Detalhe dos frutos

Detalhe da primeira frutificação da Anona Laranja no Jardim Botânico Plantarum em Nova Odessa-SP, em 2017

Detalhe do fruto na planta

Detalhes da florada

Detalhe do fruto

Arvoretas da Anona Laranja (Annona spinescens) encontradas na expedição do Jardim Botânico Plantarum na região de Caatinga do Vale do Rio São Francisco, na Bahia

Mapa das áreas onde é encontrada a Annona spinescens em estado nativo (Áreas em vermelho), disponibilizado pelo Centro Nacional de Conservação da Flora, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Publicação do Jardim Botânico Plantarum em 2017, relatando os primeiros frutos produzidos de suas plantas, que deram origem a todos os exemplares atualmente em cultivo por colecionadores de frutas raras





18 comentários:

  1. Que lindo e saboroso. Na minha infância conhecia como araticum. Queria ser uma sortuda para ganhar uma muda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que ao invés de esperar alguém te presentear com uma muda dessa planta você não compra uma?

      Excluir
    2. Quais cidades tem essa espécie de annonacea? Linda demais.

      Excluir
  2. Excelente post, Gustavo. Tanto nas informações quanto imagem.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Boa noite !
      Se ainda não escreveu, escreva para ciprest@terra.com.br

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Como faço para comprar uma muda? Quanto custa?

    ResponderExcluir
  6. gostaria de comprar sementes dessa especie.

    ResponderExcluir
  7. Oi Gustavo, tudo bem? Eu gostaria muito de adquirir uma muda da Annona spinescens, oque faço para isso?

    ResponderExcluir
  8. Quero comprar mudas de: AMEIXA DA AUSTRÁLIA
    ANONA SPINESCENS,
    AMEIXA KELSEY PAULISTA,
    AMEIXA AMARELA DA CAATINGA, ANONA SPINESCENS
    http://ciprest.blogspot.com/2018/05/anona-laranja-da-bahia-annona-spinescens.html?m=1.Pode me passar o preço por email?. E como fazer o pedido?

    ResponderExcluir
  9. lilianjacobavila15@gmail.com
    Email pra orçamento de mudas de ameixas e Anona spinences.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite.
    Vocês tem mudas grandes disponíveis para retirada ?

    ResponderExcluir
  11. Vocês vendem mudas enxertadas? Ou sementes?

    ResponderExcluir