GUABIROBA da RESTINGA
( Campomanesia xanthocarpa var. litoralis )
Variação da Guabiroba Laranja/Paulista, que é encontrada na Mata Atlântica do Litoral ou nas Restingas litorâneas, ocorrendo desde o Espirito Santo até o Rio Grande do Sul. A maior diferença entre as duas é o porte, pois esta variedade não passa de 2 metros de altura.
Muito saborosa, seus frutos apresentam polpa doce acidulada e são suculentos. Podem ser consumidos in-natura, ou em sucos, geleias, sorvetes, licores ou doces. A maturação dos frutos geralmente ocorre entre novembro a dezembro.
Planta muito ornamental, produz bela florada branca. Seus frutos servem de alimento para a ave-fauna. Devido ao seu pequeno porte, pode ser facilmente cultivada em vasos grandes.
Deve ser plantada a pleno sol ou meia sombra. Aceita a maioria dos solos, inclusive os mais arenosos. Começa a frutificar em 2 a 3 anos após o plantio da muda.
Obs.: As fotos desta postagem foram gentilmente cedidas pelo nosso amigo e cliente Renado Wada de Pompeia-SP, que fotografou este exemplar na praia da Joaquina em Florianópolis-SC.
Mudas desta espécie são comercializadas sazonalmente pela Ciprest. www.ciprest.com.br
Veja mais fotos abaixo:
Detalhe da florada
Detalhe da florada
Detalhe de um exemplar em estado nativo
Detalhe das folhas
Detalhe dos frutos
Detalhe dos frutos maduros no chão
Detalhe dos frutos
Hermosas, soy de Argentina se podrán conseguir semillas???
ResponderExcluir