quinta-feira, 7 de junho de 2018

Guabiroba da Restinga ( Campomanesia xanthocarpa var. litoralis )

GUABIROBA da RESTINGA

( Campomanesia xanthocarpa var. litoralis )


Variação da Guabiroba Laranja/Paulista, que é encontrada na Mata Atlântica do Litoral ou nas Restingas litorâneas, ocorrendo desde o Espirito Santo até o Rio Grande do Sul. A maior diferença entre as duas é o porte, pois esta variedade não passa de 2 metros de altura.

Muito saborosa, seus frutos apresentam polpa doce acidulada e são suculentos. Podem ser consumidos in-natura, ou em sucos, geleias, sorvetes, licores ou doces. A maturação dos frutos geralmente ocorre entre novembro a dezembro. 

Planta muito ornamental, produz bela florada branca. Seus frutos servem de alimento para a ave-fauna. Devido ao seu pequeno porte, pode ser facilmente cultivada em vasos grandes.

Deve ser plantada a pleno sol ou meia sombra. Aceita a maioria dos solos, inclusive os mais arenosos. Começa a frutificar em 2 a 3 anos após o plantio da muda.

Obs.: As fotos desta postagem foram gentilmente cedidas pelo nosso amigo e cliente Renado Wada de Pompeia-SP, que fotografou este exemplar na praia da Joaquina em Florianópolis-SC.

Mudas desta espécie são comercializadas sazonalmente pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe da florada

Detalhe da florada

Detalhe de um exemplar em estado nativo

Detalhe das folhas

Detalhe dos frutos

Detalhe dos frutos maduros no chão

Detalhe dos frutos



Um comentário: