quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Jatobá ( Hymenaea courbaril )

JATOBÁ

( Hymenaea courbaril ) - RNC 24177


O Jatobazeiro, também conhecido em algumas regiões do país com Jataí, é uma árvore de grande porte, que chega a ficar com até 30 metros de altura. Nativo da América do Sul e Central, e portanto do Brasil, é amplamente encontrado e distribuído em todo o território nacional.

Produz grande quantidade de frutos de casca rígida com polpa farinhenta, sendo de sabor adocicado. São muito nutritivos e apresentam diversas propriedades medicinais. Em algumas regiões do país, são muito apreciados para consumo in-natura. Também pode ser consumido na forma de sucos, sorvetes e licores.

Árvore muito ornamental, principalmente pela sua brotação avermelhada, sendo muito utilizado na arborização urbana de praças e parques. Produz florada atrativa de abelhas melíferas. Frutifica geralmente no período de julho a setembro.

Devido a sua madeira de excelente qualidade e de fácil trabalho, o Jatobá vem desaparecendo de muitas regiões ao longo do tempo. Sua madeira era inicialmente utilizada pelos índios para fazer canoas, e posteriormente, foi muito empregada na construção civil e na produção de móveis. Portanto, é uma espécie indispensável em projetos de reflorestamentos de áreas degradadas.

O Viveiro Ciprest comercializa mudas do Jatobá, sendo que estas começam a frutificar de 3 a 5 anos após o plantio. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


 Detalhe dos frutos abertos

 Detalhe dos frutos

 Suco e polpa de Jatobá

 Detalhe de grande árvore de Jatobá florescendo utilizado na arborização urbana de uma praça

  Detalhe de grande árvore de Jatobá florescendo utilizado na arborização urbana de uma praça

Detalhe dos frutos



Um comentário: