quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Manacá da Serra Variegata ( Tibouchina mutabilis "variegata" )

MANACÁ da SERRA VARIEGATA

( Tibouchina mutabilis "variegata")


Variação do tradicional Manacá da Serra, esta variedade quê apresenta folhas variegatas foi selecionada em 2015 em Limeira-SP. Muito ornamental como todo os tipos de manacás, este causa maior impacto devido a folhagem verde clara com branco, que chama atenção em qualquer espaço.

Ótimo para uso no paisagismo como arvoretas ou formando arbustos, ou também como planta ornamental para vasos. Dificilmente passa de 4 metros de altura e suas raízes não serem agressivas, é uma excelente opção para uso na arborização urbana. Floresce abundantemente no período de outono e inverno.

Planta de fácil cultivo, gosta de solos férteis e úmidos, com boa drenagem. Deve ser plantado a pleno sol ou meia sombra.

O Viveiro Ciprest esta comercializando um pequeno lote desta incrível e rara variedade de Manacá da Serra agora em fevereiro de 2019. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe das flores e folhas variegatas

Detalhe da planta florescendo em vaso

Detalhe da planta florescendo em vaso

Detalhe da planta florescendo em vaso

Em 2017 doamos uma das primeiras mudas de Manacá da Serra Variegata para o Jardim Botânico Plantarum em Nova Odessa-SP, onde foi imediatamente plantado no jardim (foto acima)

Detalhe de canteiro de mudas de Manacá da Serra Variegata



sábado, 2 de fevereiro de 2019

Cambuí Laranja da Restinga ( Myrciaria cuspidata )

CAMBUÍ LARANJA da RESTINGA

( Myrciaria cuspidata ) - RNC 24499


Nativo das restingas dos Estados litorâneos do Rio Grande do Sul até o Ceará, ou de alguns pontos isolados da Mata Atlântica, o Cambuí Laranja é um pequeno arbusto ou arvoreta que não passa de 2 a 3 metros de altura. 

Produz grande quantidade de pequeno frutos inicialmente amarelos, e conforme maduros, adquirem cor laranja viva. Apesar de pequenos, os frutos são muito saborosos e bastante apreciados para consumo in-natura, ou na forma de sucos, sorvetes e geleias. Frutifica principalmente de outubro a dezembro, mas não é raro ocorrer outras frutificações no decorrer do ano.

Planta muito ornamental, pode ser utilizada no paisagismo ou na arborização urbana. Densamente ramificada, é excelente para topiária ou para bonsais. Produz pequena florada branca que atraem abelhas melíferas. Começa a frutificar precocemente, sendo que mudas com 60 cm de altura já produzem frutos.

Espécie rústica de crescimento moderado, não necessita de muitos cuidados. Gosta de solos úmidos, porém que apresentem boa drenagem. Deve ser plantada a pleno sol ou meia sombra. Pode ser facilmente cultivada em vasos ou pequenos espaços.

Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos

Detalhe dos frutos e folhas

Detalhe dos frutos e folhas

Tamanho dos frutos

Detalhe de uma planta adulta

Detalhe dos frutos na planta

Detalhe dos frutos na planta

Detalhe da florada

Detalhe da florada melífera

Detalhe da florada melífera

Detalhe dos frutos




sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Cambuí Branco ou Pichiché ( Psidium sartorianum )

CAMBUÍ BRANCO ou PICHICHÉ

( Psidium sartorianum ) - RNC 25354


Encontrado nativo em toda a América Tropical, é conhecido como Pichiché no México ou como Cambuí Branco no Brasil. Árvore de grande porte quando encontrada nativa, mas quando cultivada, geralmente não passa de 4 ou 5 metros de altura, devido ao seu lento crescimento. Produz grande quantidade de pequenos frutos amarelo esbranquiçados, de sabor bastante agradáveis, que podem ser consumidos in-natura, ou na forma de sucos, geleias e sorvetes.

No estado de São Paulo é uma planta ameaçada de extinção, devido a sua distribuição nativa ser muito restrita e não ser encontrada nas unidades de conservação. Planta ornamental, pode ser utilizada no paisagismo, além das áreas de recuperação ambiental. Seus frutos atraem grande quantidade de pássaros. Também é uma boa opção para uso na arborização urbana.

De fácil cultivo, pode ser plantada em vasos ou em pequenos espaços. As mudas começam a frutificar precocemente, muitas vezes com menos de 1 metro de altura. Deve ser plantada a pleno sol. Aceita a maioria dos solos.

Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br


Veja mais fotos abaixo:



Detalhe dos frutos


Detalhe dos frutos cortados


Tamanho dos frutos em centímetros


Tamanho dos frutos


Detalhe dos frutos e folhas