sábado, 2 de fevereiro de 2019

Cambuí Laranja da Restinga ( Myrciaria cuspidata )

CAMBUÍ LARANJA da RESTINGA

( Myrciaria cuspidata ) - RNC 24499


Nativo das restingas dos Estados litorâneos do Rio Grande do Sul até o Ceará, ou de alguns pontos isolados da Mata Atlântica, o Cambuí Laranja é um pequeno arbusto ou arvoreta que não passa de 2 a 3 metros de altura. 

Produz grande quantidade de pequeno frutos inicialmente amarelos, e conforme maduros, adquirem cor laranja viva. Apesar de pequenos, os frutos são muito saborosos e bastante apreciados para consumo in-natura, ou na forma de sucos, sorvetes e geleias. Frutifica principalmente de outubro a dezembro, mas não é raro ocorrer outras frutificações no decorrer do ano.

Planta muito ornamental, pode ser utilizada no paisagismo ou na arborização urbana. Densamente ramificada, é excelente para topiária ou para bonsais. Produz pequena florada branca que atraem abelhas melíferas. Começa a frutificar precocemente, sendo que mudas com 60 cm de altura já produzem frutos.

Espécie rústica de crescimento moderado, não necessita de muitos cuidados. Gosta de solos úmidos, porém que apresentem boa drenagem. Deve ser plantada a pleno sol ou meia sombra. Pode ser facilmente cultivada em vasos ou pequenos espaços.

Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos

Detalhe dos frutos e folhas

Detalhe dos frutos e folhas

Tamanho dos frutos

Detalhe de uma planta adulta

Detalhe dos frutos na planta

Detalhe dos frutos na planta

Detalhe da florada

Detalhe da florada melífera

Detalhe da florada melífera

Detalhe dos frutos




3 comentários:

  1. Na minha terra, bahia chapada Diamantina, tem tres cores preta, laranja e vermelha. Mas no meio do mato maesmo, mas não da todo ano.

    ResponderExcluir
  2. Corrigindo Texto: Na minha terra, Bahia Chapada Diamantina, tem três cores, preta,laranja e vermelha. Mas são do mato mesmo e não dá frutos todo ano.

    ResponderExcluir